Um chute de rara felicidade de Gabriel aos 39 minutos do segundo tempo reabilitou o Palmeiras no Campeonato Paulista. O volante garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o XV de Piracicaba, neste domingo, no Allianz Parque, ao acertar a bola no canto após belo arremate de fora da área.
A partida foi disputada no incomum horário das 11h por causa das manifestações contra o governo em São Paulo e contou com bom público (mais de 26 mil pagantes). Após o apito final, alguns torcedores xingaram a presidente Dilma Rousseff.
Apesar de o Palmeiras não ter jogado bem, a vitória recupera o moral da equipe, abalado após a derrota para o Santos na semana passada. O time se mantém na liderança do Grupo C, agora com 21 pontos.
O Palmeiras começou o jogo bem e conseguia chegar ao ataque com facilidade, porém errava muitos passes na hora de finalizar as jogadas. Os jogadores de frente falhavam demais nas tabelas e triangulações.
O time alviverde tinha bastante espaço para atacar, principalmente pelo lado direito com Lucas e Robinho. O problema é que a equipe exagerava nos cruzamentos e, assim, facilitava o trabalho da defesa do XV, que rebatia todas as bolas. Na defesa, o Palmeiras era pouco incomodado. Os visitantes não levavam perigo e Fernando Prass era um mero espectador.
As melhores chances do Palmeiras surgiam nos escanteios, mas depois dos 25 minutos a equipe diminuiu o ritmo. O time deixou de fazer a transição entre a defesa e o ataque em velocidade e, somente aos 37 minutos, é que teve uma chance clara de abrir o placar com Lucas, que recebeu dentro da área e chutou forte – o goleiro Roberto espalmou para escanteio.
No segundo tempo, o Palmeiras continuou com muita dificuldade para criar as jogadas de ataque. Os laterais eram pouco acionados e faltavam jogadas em profundidade à equipe. A torcida começou a ficar impaciente e só se animou aos dez minutos, quando Oswaldo de Oliveira substituiu Allione pelo garoto Gabriel Jesus.
A alteração renovou o fôlego da ataque alviverde. O entrave da equipe, no entanto, estava no meio-campo. O time não tinha criatividade para furar a defesa do XV. As jogadas eram óbvias e facilmente interceptadas pelo adversário.
O jogo ficou um pouco melhor para o Palmeiras a partir dos 20 minutos, quando o XV passou a jogar com um a menos depois da expulsão de Tony, por falta violenta em Gabriel Jesus.
Oswaldo de Oliveira, então, resolveu partir para cima do XV e colocou mais um atacante em campo – Leandro Pereira entrou no lugar de Arouca. Acuado, o visitante se fechou na defesa. Todos os jogadores se posicionaram atrás da linha da bola à espera de um vacilo do Palmeiras para sair no contra-ataque.
Coube ao volante Gabriel decidir o jogo. Aos 39 minutos, ele acertou um belo chute de fora no canto direito de Roberto e decretou a sétima vitória do Palmeiras no Estadual.
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 1 x 0 XV DE PIRACICABA
PALMEIRAS – Fernando Prass; Lucas, Tobio, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel, Arouca (Leandro Pereira), Robinho, Allione (Gabriel Jesus) e Dudu; Cristaldo (Ryder). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
XV DE PIRACICABA – Roberto; Ednei, Leonardo Luiz, Airton e Fernandes; Clayton, Diego Silva, Tony e Bruninho (Chico); Paulinho (Tiago) e Roni (Éder Sciola). Técnico: Toninho Cecílio.
GOL – Gabriel, aos 39 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Vitor Hugo, Zé Roberto, Arouca, Ednei, Clayton, Diego Silva.
CARTÃO VERMELHO – Tony.
ÁRBITRO – Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.
RENDA – R$ 1.897.635,00.
PÚBLICO – 26.199 pagantes.
LOCAL – Allianz Parque, em São Paulo (SP).