Esportes

Com um a menos e gol nos acréscimos, Botafogo supera Paraná e lidera a Série B

O Botafogo assumiu a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro na noite desta terça-feira ao arrancar uma improvável vitória sobre o Paraná, por 2 a 1, no estádio Durival de Britto, em Curitiba. O time carioca não esteve a altura do rival durante os 90 minutos da partida, mas “achou” um gol aos 47 minutos do segundo tempo, quando estava com um a menos em campo, e buscou sua quarta vitória na competição.

Com o resultado, o Botafogo chegou aos 13 pontos e subiu para o primeiro lugar – o Náutico também chegou aos 13, mas tem menor saldo de gols. Já o Paraná estacionou nos quatro pontos, na 16ª posição, na beira da zona de rebaixamento.

Longe de apresentar seu melhor futebol, o Botafogo foi dominado pelo Paraná no primeiro tempo. Chegou a sair na frente, com gol contra do rival, mas não sustentou a vantagem. Na segunda etapa, seguiu abaixo do adversário e levou seguidos sustos. O Paraná impôs pressão, principalmente depois da expulsão de William Arão, mas não teve sucesso. Para piorar, levou o gol nos acréscimos.

O JOGO – Jogando em casa e vindo de derrota, o Paraná assumiu a iniciativa da partida e definiu aos 3 minutos qual seria a tônica do primeiro tempo. Em contra-ataque, Henrique aproveitou vacilo da defesa e finalizou rente à trave direita do goleiro Renan, substituto do titular Jefferson, que está com a seleção brasileira para a Copa América.

Seria apenas o primeiro de outros sustos que a defesa carioca iria levar ao longo da etapa inicial. O perigo se repetiu aos 19 e aos 24, em levantamento de Rafael Costa na área. O Botafogo se defendeu como pôde. E depois tentou surpreender no ataque.

Dois minutos depois, em sua única boa tentativa no setor ofensivo, o Botafogo abriu o placar. Elvis, um dos melhores da partida, avançou pela direita e cruzou rasteiro. Bill e Zé Roberto dividiram na pequena área e a bola morreu nas redes. Bill comemorou, mas o árbitro assinalou o gol contra do zagueiro.

Melhor em campo, o Paraná não desanimou e seguiu buscando o gol. Aos 38, Éder investiu pelo meio e bateu forte de fora da área. A bola passou rente ao travessão. Na sequência, o mesmo Éder invadiu a área pela direita e foi derrubado na área por Pedro Rosa. Na cobrança de pênalti, Fernando Viana mandou no canto e empatou a partida.

O segundo tempo começou mais movimentado. O Botafogo ameaçou, em lance de Giaretta, logo no primeiro minuto e o Paraná respondeu em seguida, com Henrique. Na sequência, o time da casa teve três grandes chances para virar o marcador antes dos 10 minutos. O goleiro Renan salvou nas três jogadas.

Acuado, o Botafogo se segurava ainda mais na defesa, praticamente abdicando do ataque. A situação ficou mais complicada aos 29, quando Willian Arão levou o segundo cartão amarelo por reclamação e foi expulso de campo.

O Paraná tentou capitalizar a vantagem numérica em campo e partiu para o ataque. Aos 32, teve sua melhor chance, com Marcos Paraná invadindo a área. Ele finalizou forte e mandou por cima do travessão.

Diante das ameaças sofridas por seu time, René Simões trocou o atacante Bill pelo zagueiro Roger Carvalho. E conseguiu conter a pressão do Paraná. E, mesmo satisfeito com o empate, arrancou um inesperado gol aos 47. Após falha da zaga anfitriã, Rodrigo Pimpão bateu de forma desajeitada e venceu o goleiro Murilo Prates, garantindo a vitória dos visitantes.

FICHA TÉCNICA:

PARANÁ 1 x 2 BOTAFOGO

PARANÁ – Murilo Prates; Luis Felipe, Zé Roberto, Léo Coelho e Fernandes; Jean (Rafael Carioca), Washington, Éder (Yan Philippe) e Rafael Costa (Marcos Paraná); Henrique e Fernando Viana. Técnico: Nedo Xavier.

BOTAFOGO – Renan; Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Pedro Rosa; Marcelo Mattos, Willian Arão, Diego Jardel (Lulinha) e Elvis (Tomas Bastos); Rodrigo Pimpão e Bill (Roger Carvalho). Técnico: René Simões.

GOLS – Zé Roberto (contra), aos 26, e Fernando Viana, aos 40 minutos do primeiro tempo. Rodrigo Pimpão, aos 47 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Renan, Diego Giaretta, Marcelo Mattos, Zé Roberto, Washington e Rafael Costa.

CARTÃO VERMELHO – Willian Arão.

ÁRBITRO – Andre Luiz de Freitas Castro (GO).

RENDA – R$ 76.255,00.

PÚBLICO – 3.220 pagantes (3.865 no total).

LOCAL – Estádio Durival de Britto, em Curitiba (PR).

Posso ajudar?