Não foi nada fácil, mas o Palmeiras, enfim, conseguiu sua primeira vitória neste Campeonato Brasileiro atuando em jogos programados para às 11h., em seu estádio. Antes Goiás e Atlético Paranaense fizeram a festa, porém, este retrospecto negativo teve um fim com a goleada por 4 a 2 sobre o Flamengo, na Arena Allianz Parque, na Capital.
O resultado elevou o time do técnico Marcelo Oliveira para os 31 pontos conquistados. Já os cariocas continuam na luta para se distanciar da zona de rebaixamento. Agora o Alviverde de Parque Antártica terá pela frente dois duelos importantes por competições diferentes contra equipes de Minas Gerais. Na quarta-feira, 19, recebe o Cruzeiro pela Copa do Brasil, e no domingo, 23, é a vez de encarar o Atlético Mineiro, pelo Brasileiro.
O jogo
A dinâmica da partida se resume a participação direta de dois jogadores que deixaram o banco de suplentes para a diferença por ambos os lados. Ou seja, a partida pode ser analisada pelo antes e depois de Cleiton Xavier e Ederson, que entraram durante a segunda etapa do eletrizante duelo na Arena Alianz Parque.
Antes do ingresso de ambos no embate, o Palmeiras saiu vitorioso, mas com ressalvas. Isso por que, logo, aos cinco minutos de partida, o zagueiro Jackson abriu o marcador, de cabeça, para os donos da casa, após cobrança de escanteio de Dudu. Deste momento em diante, o Rubro-Negro tomou conta da partida, teve um pênalti sobre o ex-corintiano Guerrero não marcado, entretanto, não tirou proveito de sua superioridade.
No entanto, a volta para a segunda etapa reservou grandes e fortes emoções para os pouco mais de 37 mil torcedores presentes. A primeira cartada foi do técnico Cristóvão Borges, que ao promover a entrada do meia-atacante Ederson no lugar de Jonas, poderia esperar um resultado tão expressivo e cirúrgico de seu camisa 10. Em dois lances, o ex-atleta da Lazio virou o marcador em apenas 10 minutos.
Contudo, no instante em que a apreensão tomava conta da torcida palmeirense, que pedia a entrada do argentino Cristaldo, eis que Cleiton Xavier começava a dar as cartas pelo Verde. Em seu primeiro lance, participou diretamente do gol de empate marcado pelo zagueiro Samir, contra seu próprio patrimônio.
Inspirado, o CX8 reorganizou o meio campo palmeirense, que passou a criar boas alternativas para mudar novamente o placar. Tanto que em ótima troca de passes com o experiente Zé Roberto e a participação de Alecsandro, Dudu recolocou o Palmeiras mais uma vez à frente do marcador para delírio dos torcedores palmeirenses.
Aquele que pensou ter terminado a chuva de gols na etapa final, se enganou. Depois de servir o camisa 7, foi a hora e vez de Alecsandro deixar a sua marca de forma debutante com a camisa Verde e Branca de Palestra Itália. A goleada sobre o Urubu colocou, de vez, um ponto final no fantasma que rondava o Palmeiras nos jogos, em casa, marcados para às 11h.