Esportes

Com vitórias de queniano e etíope, africanos dominam a Maratona de São Paulo

Com vitórias conquistadas neste domingo nas provas masculina e feminina, os atletas africanos dominaram a 25ª edição da Maratona Internacional de São Paulo, que teve largada na Praça Charles Miller, no Pacaembu, e chegada ao lado do Obelisco, no Ibirapuera, em um percurso de 42km.

O queniano Kimani Pharis Irungu triunfou entre os homens ao terminar na primeira colocação com o tempo de 2h18min32, enquanto entre as mulheres quem ganhou foi a etíope Sifan Melaku Demise, que cruzou a linha de chegada depois de 2h35min03.

Os pódios das duas provas, por sinal, foram totalmente ocupados por representantes da África. Na disputa masculina, o segundo lugar ficou com o também queniano David Kiprono Metto, com 2h18min38, enquanto o etíope Feleke Darsema Tulu assegurou a terceira posição com o tempo de 2h19min01.

Na prova feminina, a segunda colocação foi obtida pela queniana Salome Jerono Biwot, com 2h37min32, enquanto a etíope encerrou a corrida em terceiro, logo atrás, com 2h37min55. “Foi uma prova difícil. Com subidas muito fortes e adversários de alto nível, tanto que viemos juntos o tempo todo, sempre revezando na liderança. Além das subidas, também senti um pouco o clima úmido, mais do que estou acostumado. A maior dificuldade mesmo foi nos trechos íngremes, que exigiram muito da gente. Estou feliz. É um grande resultado, ainda mais porque é minha estreia na prova”, comemorou Kimani depois da corrida deste domingo, sendo que esta foi a primeira vez que ele participou da maratona paulistana.

Sifan Melaku Demise também triunfou em sua estreia em São Paulo. E a jovem atleta de 19 anos cruzou a linha de chegada com uma vantagem de mais de dois minutos para a segunda colocada. “Foi uma prova dura. Senti bastante as fortes subidas, onde me poupei mais. Mas quando consegui abrir uma vantagem para minhas concorrentes, passei a administrar, até para cansar menos e me poupar um pouco. Foi uma disputa cansativa, mas estou muito feliz com essa minha primeira vitória aqui em São Paulo”, ressaltou.

O domínio africano também se estendeu aos cinco primeiros, pois na prova masculina o queniano Kiplimo Stephen fechou em quarto lugar e Pietro Mamu Shaku, da Eritreia, veio logo atrás. Entre as mulheres, a quarta posição ficou com a queniana Faith Jeruto Chemaoi, enquanto a etíope Gadise Mulu Demissie terminou no quinto posto.

BRASILEIROS – Os atletas brasileiros só conseguiram se destacar na disputa da Meia Maratona de São Paulo, que também ocorreu neste domingo em um percurso de 21km. O País dominou o pódio das disputas masculina e feminina, com o casal Leonardo Santana de Olinda e Alice Yuri Lima Fonseca festejando a vitória em dose dupla.

Os dois namoram há quatro anos e, sempre que podem, participam juntos das provas. E desta vez Leonardo triunfou com o tempo de 1h14min25, enquanto o seu par ganhou a corrida feminina com 1h31min35. Ronielson Tenorio da Silva, João Roberto Oliveira da Silva, Fabio Cintra Mora e Fabricio Vieira Pereira, completaram, nesta ordem, o grupo dos cinco primeiros da disputa masculina. Já entre as mulheres, vieram atrás de Alice as seguintes corredoras: Silmara Izidora Modesto, Ana Luiz dos Anjos Gracez, Marcia dos Santos Possari e Fabia Monique.

Posso ajudar?