Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, nesta sexta-feira (7), a Prefeitura de Guarulhos promoverá uma extensa programação, que inclui atividades gratuitas no Bosque Maia e ações de intensificação de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela.
Até a quinta-feira (6) a cidade registrou quatro casos confirmados de chikungunya. Um dos pacientes contraiu a doença em uma viagem para a cidade de Caraguatatuba, litoral de São Paulo, os outros casos são da região central e dois dos Pimentas.A Secretaria de Saúde registrou ainda 192 casos de dengue. Não houve registro de zika vírus.
As unidades de saúde das quatro regiões da cidade desenvolverão ações variadas, que incluem vistoria nas áreas interna e externa, orientação em sala de espera e durante as atividades em grupo, abordagem individual com entrega de folhetos educativos aos usuários e palestras. A iniciativa integra a mobilização nacional para a eliminação de focos e possíveis criadouros do vetor.
Proposta pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a mobilização nacional sugere o envolvimento de todas as unidades de saúde das três esferas de governo, com ações educativas e de promoção. O objetivo é a eliminação do vetor, frente ao risco que ele representa hoje.
No Bosque Maia, durante todo o dia, a programação comemorativa pelo Dia Mundial da Saúde inclui acompanhamento das pessoas com deficiência e atividades de dança, música, massoterapia e oficinas.