Saúde

Começa a vacinação de crianças contra meningite C

Dose passa a fazer parte do calendário vacinal

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo disponibiliza desde ontem a vacina conjugada contra meningococo C, causador de uma das formas mais graves de meningite bacteriana, em toda a rede pública do Estado. As primeiras 600 mil doses estão disponíveis nos postos de saúde de Guarulhos e demais municípios.

A vacinação contra a meningite C estará disponível para crianças menores de dois anos de idade, gratuitamente, e a partir de agora fará parte do calendário de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS), também em nível nacional, protegendo as crianças contra a bactéria causadora da doença.

Inicialmente serão imunizadas as crianças entre 1 ano e 1 ano e 11 meses de idade. Para esta faixa etária é necessária apenas uma dose da vacina. Em novembro, a Secretaria irá disponibilizar a vacina contra o meningococo C também às crianças menores de 1 ano, que deverão tomar duas doses da vacina e uma dose de reforço quando completarem 1 ano de idade.

Antes desta medida a vacina estava disponível na rede pública apenas para ações pontuais de controle e bloqueio de surtos de meningite causada pelo meningococo C.

"Aproximadamente 25% dos casos desse tipo de meningite ocorrem em crianças menores de 2 anos e a vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença. Esta vacina tem um elevado índice de proteção, chegando a mais de 90%.", diz Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

A vacina conjugada contra meningococo C é normalmente bem tolerada e não apresenta reações adversas graves. Somente crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não deverão receber a vacina.

A dose contra a meningite C integrará o calendário vacinal de crianças maiores de 12 meses até um ano, 11 meses e 29 dias, a partir desta semana.

O calendário vacinal das crianças de zero a seis anos de idade fica constituído da seguinte forma:

Calendário Vacinal

 

 

Ao nascer

BCG (contra tuberculose) + Hepatite B;

Aos dois meses

Pólio + Hepatite B + Tetravalente

Aos três meses

Pneumo 10V (contra infecções causadas pelo pneumococo);

Aos quatro meses

Pólio + Tetravalente + Rotavírus;

Aos cinco meses:

Pneumo 10V;

Aos seis meses

Pólio + Hepatite B + Tetravalente

Aos sete meses

Pneumo 10V

Aos 12 meses

SCR (contra sarampo, caxumba e rubéola) + Meningo C (contra a meningite C);

Aos 15 meses:

Pólio + DTP (reforço de difteria, tétano e coqueluche) + Pneumo 10V;

Entre quatro e seis anos de idade

Pólio + DTP + SCR

 

Posso ajudar?