O Santuário de Nossa Senhora de Bonsucesso recebe a partir do próximo sábado, 4, a maior festa religiosa de Guarulhos e uma das cinco celebrações mais antigas do país. Durante todo o mês de agosto a região do Bonsucesso receberá fiéis de diversas cidades brasileiras para a 271ª edição da Festa em Louvor a Nossa Senhora. O evento é realizado pela Paróquia de Bonsucesso em parceria com a Prefeitura de Guarulhos.
A programação deste ano conta com a devoção e coroação da santa, cortejo, bênção e plantio do mastro, a bênção da terra (Carpição), romarias de fiéis, motos e tropeiros, apresentações artísticas,manifestações folclóricas (folias de reis e catiras), feira de artesanato e a preservação das culturas africanas e indígenas (congadas e afoxés).
A abertura oficial das comemorações acontece no sábado, a partir das 18 horas, com o momento de apresentação, oração e bênção do mastro no Santuário. Às 19 horas começam as apresentações artísticas na tenda que será montada ao lado do salão paroquial. A partir do mesmo horário acontece na Praça Nossa Senhora do Bonsucesso o Encontro e Intervenções (E&I).
O projeto reúne artistas plásticos que demonstram e divulgam sua arte em espaço aberto. Nesse encontro eles também dialogam entre si e com o público sobre técnicas e estilos usados na elaboração de seus trabalhos. O E&I é também uma oportunidade para os admiradores das artes plásticas conhecerem os métodos utilizados na produção de uma obra, e até mesmo participarem deste processo.
No domingo, 5, acontece a Tarde da Cultura Popular com grupos de congada, catira, folias de reis, entre outros. O encontro será realizado das 13 às 17 horas na Praça Nossa Senhora de Bonsucesso. Às 17 horas, acontece a santa missa no Santuário. A partir das 19horas violeiros e cantores fazem apresentações de música sertaneja e de raiz.
Festa da Carpição
Na segunda-feira, 6, a partir das 7h, acontece a tradicional Festa da Carpição com o momento de oração e a caminhada que leva o mastro até o santuário, local onde o mesmo será plantado às 7h30. Estão programadas as missas de bênção da terra, às 8 horas, e de coroação da imagem de Nossa Senhora, às 10 horas. Outras duas missas acontecem às 14h30e às 19h30.
A Festa da Carpição é um dos momentos mais aguardados das comemorações, pois os fiéis atribuem poderes milagrosos ede cura à terra retirada ao redor da igreja. A crença é tão grande que a manifestação vem crescendo a cada ano e ganhando mais adeptos. Durante todo o dia, os artistas Nazaré Botana e Eduardo Gomes vão interagir com o público através de intervenções culturais. Eles usarão a terra benta para o trabalho artístico.
Confira abaixo a programação completada 271ª Festa em Louvor a Nossa Senhora de Bonsucesso:
Dia 11, sábado
12 horas
Abertura: Apresentação com a Big Band (Grupo do Conservatório Municipal)
A partir das 14 horas
– Oficina de Confecção de Livros de Pano: Contação da História da Festa da Carpição para crianças que em seguida produzirão o que entenderam em pequeno livro de pano ilustrado. Local: Tenda ao lado da escola na Praça Nossa Senhora de Bonsucesso
– Intervenção artística na qual o Grupo Teatro de Passagem apresenta a "A Saga de um Herói em Busca da Terra Milagrosa". A peça tem cinco palhaços que narram a trajetória de um jovem que, para salvar a vida de sua amada, viaja milhares de quilômetros em busca de um punhado da terra de Bonsucesso que, segundo a fé popular, tem o poder de operar milagres. Gênero: Comédia / Teatro de Rua. Local: Praça Nossa Senhora de Bonsucesso.
A partir das 19 horas
Apresentações Musicais (Violeiros, sertanejo e música raiz)
12 de agosto – domingo
Moto Romaria
Saída às 10 horas da Igreja Matriz, Praça Teresa Cristina, Centro
Chegada às 12 horas na Capela de Nossa Senhora de Bonsucesso
13 horas
Santa Missa
Novena – de 16 a 24 de agosto
Às 19h30, nos dias 16, 17, 18, 20,21, 22, 23 e 24
Às 17 horas, no dia 19
Dia 18, sábado
19h30
Missa com abertura musical doviolonista Rodrigo Soares.
A partir das 20h30
Apresentações Musicais (violeiros,sertanejo e música raiz).
Dia 19, domingo
A partir das 14 horas
Fiart (Feira Itinerante de Artes eArtesanato) – Projeto que tem por objetivo divulgar a arte e o artesanatoproduzido pelos artistas guarulhenses em toda sua diversidade, natureza epeculiaridade. Levando os artesão da tradicional Feira Permanente do Calçadãoda Felício Marcondes e artesãos convidados. Local: Praça Nossa Senhora deBonsucesso.
A partir das 14 horas
Encontros & Intervenções, projetocom artistas plásticos que fazem arte ao ar livre, interagindo com o público.Local: Praça Nossa Senhora de Bonsucesso
Às 17 horas
Missa com abertura musical do GuaruChoro
A partir das 19 horas
Apresentações Musicais (violeiros,sertanejo e música raiz)
Dia 24, sexta-feira – Grande Festa
19h30
Missa com abertura musical doviolonista Rodrigo Soares
A partir das 20h30
Apresentações Musicais (Forró)
Dia 25, sábado – Grande Festa -Cavalhada
10 horas
Santa Missa na Capela Bonsucesso
Cavalhada
– Saída às 10 horas do Rancho QuatroIrmãos (estrada do Elenco, Santos Dumont)
– Chegada às 12 horas no "rancho" montadoao lado da Capela de Nossa Senhora de Bonsucesso.
– Às 13 horas – Rancho do Tropeiro evioleiros com a Queima do Alho
17 horas
Oração do terço, Ofício de NossaSenhora e Lucernário
19 horas
Santa Missa
A partir das 20 horas
Apresentações Musicais (violeiros,sertanejo e música raiz)
Dia 26, domingo – Grande Festa -Encerramento
8 horas
Santa Missa
10 horas
Santa Missa
14 horas
Santa Missa com procissão e coroação
18 horas
Santa Missa
19 horas
Apresentações Musicais (violeiros,sertanejo e música raiz)
Eventos paralelos
Nos dias 4, 5, 6, 11, 12, 18, 19, 24, 25 e26 de agosto, das 14 às 20 horas
– Exposição "Devotos de Nossa Senhorade Bonsucesso", de Alexandre de Paulo.
Fotos feitas no ano de 2003 durante a262º Festa em Louvor à Nossa Senhora de Bonsucesso, onde registroumomentos de devoção, simplicidades e naturalidade nos atos defé. Local: Sala ao lado do Salão Paroquial
– Exposição "Geoparque – Ciclo do Ouro de Guarulhos".
Na mostra é possível visualizar oscomponentes geológicos e arqueológicos do trabalho escravo, da religiosidade e do imaginárioda época, retratada nos locais: Bonsucesso, Capelinha, Lavras, Nhanguçu e Itaberaba.As estruturas de mineração de ouro, entre as mais relevantes do Brasil, estão preservadas em relevo notável eexuberante Mata Atlântica. Local: Salão Paroquial.
Dias 5, 11, 12, 18, 24, 25 e 26 deagosto, das 14 às 21 horas:
Encontro e Intervenções e FeiraItinerante de Artes e Artesanato. Local: Praça Nossa Senhora deBonsucesso
Dias 4, às 20 horas, e dias 12, 25 e26 de agosto, às 15 horas:
Exibição do Documentário: "Terra deFé" da Barretos Filmes. O filme produzidodurante os festejos de 2011 fala sobre a Festa da Carpição e a Festa em Louvora Nossa Senhora do Bonsucesso, mostrando a motorromaria, a cavalhada, aprocissão e as várias manifestações que acontecem durante o mês de agosto. Odocumentário conta também com depoimentos de moradores antigos do bairro, romeiros,comerciantes e artistas, entre outros. Local: Salão Paroquial