Economia

Comerc vê reservatórios no menor patamar desde 2001

O nível dos reservatórios no Brasil atingiu, na primeira quinzena deste mês, o patamar mais baixo para meses de setembro desde 2001, de acordo com levantamento elaborado pela Comerc Energia. Na região Sudeste/Centro-Oeste, a mais importante do País, o nível estava em 28%, superando somente o nível de 20,6% registrado 13 anos atrás. Naquele ano, o governo brasileiro declarou racionamento de energia em função da falta de chuvas. Na região Nordeste, os reservatórios estavam com 24,8% da capacidade na quinzena, ante 12,5% de setembro de 2001.

O levantamento da Comerc aponta também que o número apurado no início deste mês na região Sudeste/Centro-Oeste foi o pior do ano. Na região Nordeste, o nível está no patamar mais baixo desde novembro de 2013. Como o período seco se estende até o final do próximo mês, é possível que o dado consolidado do mês de setembro aponte a condição de pior volume de reserva desde 2001.

Nas regiões Sul e Norte, os níveis dos reservatórios permanecem em patamares mais elevados. O número apurado pela Comerc para a região Sul durante a primeira quinzena do mês foi de 73,1%, abaixo dos 95,7% de setembro de 2013, porém acima dos 44,8% do ano anterior. No caso da região Norte, os reservatórios estão com 53,8% da capacidade, no melhor patamar para meses de setembro desde 2005.

Posso ajudar?