Nos últimos meses, comerciantes de Guarulhos têm relatado o recebimento de ligações de indivíduos que afirmam ser membros do Primeiro Comando da Capital (PCC). Esses chamadores estão exigindo transferências de valores via Pix, sob a ameaça de invadir ou forçar o fechamento das lojas caso as demandas não sejam atendidas.
Outra tática utilizada pelos criminosos envolve a alegação de que é necessário efetuar o pagamento de propina para um delegado corrupto fictício, com o objetivo de garantir a libertação de um suposto filho de um líder do crime local. Os golpistas afirmam que a prisão do falso herdeiro do crime resulta de operações policiais feitas após os membros da facção impedirem que o comércio da vítima fosse roubado por outros bandidos.
Embora as ligações causem inicialmente apreensão e medo, as autoridades policiais têm identificado essas ocorrências como parte de um golpe perpetrado por indivíduos que, em sua maioria, se encontram detidos em presídios no Rio de Janeiro e na região Nordeste do Brasil, de acordo com informações obtidas junto a fontes policiais.
Um policial civil, que preferiu manter sua identidade em sigilo, explicou ao portal Metrópoles. “Os caras ligam falando que precisam pagar um advogado, pra soltar algum chefão do PCC que foi preso, ou parente dele. Se o comerciante não fizer isso, os bandidos dizem que vão mandar invadir os comércios, ou ordenar que fechem as portas e deixem de atuar na região”.
Até o momento, os bairros que têm sido alvos dessas ações fraudulentas incluem o Jardim Bela Vista, Cocaia, Vila Rio de Janeiro e estabelecimentos localizados ao longo da Avenida Emílio Ribas, que conduz ao centro da cidade de Guarulhos. As autoridades estão investigando esses casos e trabalhando para identificar e prender os responsáveis por esses golpes telefônicos.
A modalidade dos crimes cibernéticos ganhou força nos últimos anos e vem preocupando autoridades em todo o mundo. Os delitos se tornaram cada vez mais comuns com a ascensão da internet e alguns especialistas da área apontam que os principais crimes da atualidade acontecem por vias digitais.
O GWeb fez uma reportagem com o engenheiro de Software Lucas Costa, que explicou as melhores maneiras de se proteger e evitar golpes virtuais. Clique AQUI para acessar.