Apesar da queda do número de ocorrências na região central da cidade, comerciantes com estabelecimentos localizados no Calçadão se queixam de falta de policialmente.
"Não vemos policiamento local. Com freqüência moradores de rua entram na loja e importunam os clientes", diz a gerente da loja de aluguel de trajes no Calçadão, Karina da Silva, 23 anos, que ainda destaca, "recentemente três adolescentes entraram na loja com atitude estranha e só saíram por se sentirem intimidados com os seguranças de outro comércio. Quando a base da PM ficava na rua, isso não ocorria".
O tenente coronel do 15º Batalhão da Polícia Militar, Paulo Roberto de Oliveira, explica que a base móvel da PM, que ficava estacionada no Calçadão com frequência, está quebrada e afirma, "a manutenção deve ser feita nos próximos dias e a base será novamente encaminhada ao local".
A gerente de uma loja de confecções, Gina Lúcia Ferri, 44, diz que prefere investir segurança particular. "Temos segurança e sistema de alarme. Mas acredito que seja necessária maior circulação de guardas e policiais na região", diz. No entanto, o tenente coronel, informou que houve redução de 50% nos números de ocorrências na região. Ele destaca a operação intitulada "Natal Seguro", em que foram registradas 57 ocorrências, entre furtos, roubos, homicídios e roubo e furtos de veículos, contra as 77 do ano anterior. "Já em comparação ao ano de 2008, a redução ultrapassa a metade das 108 ocorrências documentadas", afirma.
Já a Secretaria Municipal de Segurança Pública informou que a região central conta com o patrulhamento de guardas da Guarda Civil Municipal (GCM) em RondaBike, motos e viaturas. A Pasta afirma que duas viaturas são mantidas estacionadas durante todo o dias nos extremos da rua Dom Pedro I.
Câmeras – De acordo com a Pasta a segurança também é feita por meio das 23 câmeras de monitoramento instaladas na região central e centro expandido. Os equipamentos foram instalados em maio de 2009 e, segundo a secretaria, a expectativa de redução nos índices de criminalidade foi confirmada, sendo que no primeiro ano de funcionamento houve queda de 30% nos roubos e furtos.
A partir do monitoramento, até dezembro de 2010, foram registradas 411 ocorrências, resultando em 53 detenções. "As câmeras instaladas em lugar visível intimidam a ação de criminosos e dá mais sensação de segurança à população", finaliza João Dárcio Ribamar Sacchi. Para 2011, há a previsão de instalação de mais 55 novas câmeras na cidade, seguindo determinação do prefeito Sebastião Almeida.