Quem passou pelo centro de Guarulhos nesta terça-feira, 20/11, feriado do Dia da Consciência Negra, percebeu que o comércio da região recebeu uma grande quantidade de pessoas. Na sexta-feira, 23/11, o comércio se prepara para a Black Friday, que antecede a corrida pelos presentes de Natal e deve manter uma circulação intensa de pessoas até o fim do ano.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), responsável pela fiscalização de licenças de funcionamento dos comércios estabelecidos, informou ao GuarulhosWeb que não realizará nenhuma ação específica em razão do Black Friday. Segundo a pasta, os comércios da cidade já são fiscalizados regularmente durante o ano todo, independente de datas comemorativas ou promocionais.
É importante ficar de olho em todas as informações sobre as promoções encontradas no período. O consumidor que se sentir lesado durante ou após a compra no Black Friday pode procurar pelo Procon, o órgão responsável por atender esse tipo de demanda.
Para denunciar ao Procon Guarulhos, o consumidor pode ligar para o telefone 151 ou whatsapp: 11-99656-9677. O órgão estará de plantão nesta sexta-feira, 23/11, das 8h às 24h, registrando denúncias e solucionando questões diretamente com os fornecedores.
O Procon Guarulhos divulgou dicas em sua página no Portal da Prefeitura (www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/dicas-para-evitar-problemas-na-black-friday) para que os consumidores não sejam enganados com falsas promoções e uma lista com 500 sites que devem ser evitados foi disponibilizada pelo Procon Estadual em http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.
As reclamações também podem ser feitas pessoalmente em uma das unidades do Procon Guarulhos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Serviço
Procon Central: Rua Sete de Setembro nº 164, Centro. Telefone (11) 2468-0008.
Procon São João: Rua Mesquita nº161, Jardim São João. Telefone (11) 2408-4315.
Procon Pimentas: Estrada Capão Bonito nº 53, Conjunto Marcos Freire, Prédio do CIC. Telefone (11) 2484-1070.