Faltando menos de duas semanas para o Dia dos Pais, os comerciantes já começam a contabilizar os lucros nas vendas dessa época. Segundo Jorge Taiar, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), as vendas devem crescer em relação ao mesmo período do ano passado, mas ficará atrás de outras datas comemorativas " O Dia dos Pais está bem aquém em vendas do que datas como o Natal, dia das Mães e Namorados, mas é um momento importante para o varejo, especialmente aqueles que vendem roupas. A expectativa é que as vendas cresçam entre 5% a 7% neste ano", avaliou.
A Serasa Experian realizou uma pesquisa de Expectativa Empresarial para o Dia dos Pais 2012 e entrevistou 1.000 empresários e executivos do varejo do País e foi a campo de 3 a 13 de julho. O Norte aparece como a Região com mais varejistas otimistas sobre o faturamento na data, 63%. Na sequência estão, praticamente, empatados o Nordeste (42%); o Centro-Oeste e o Su,l com 41% cada uma. O Sudeste tem 34% de varejistas otimistas.
Conforme a pesquisa, nem mesmo os juros baixos e a redução do IPI aumentarão as vendas. No total, 70% responderam que não afetarão e 3% acreditam que caiam. Por porte, 40% dos varejistas de grandes acham que esses incentivos aumentarão as vendas neste Dia dos Pais. No mesmo sentido, vão 31% dos empresários do médio varejo e 27% do pequeno.
Já em relação aos presentes que serão dados, a pesquisa revela que os principais produtos procurados pelos filhos serão as roupas, sapatos e acessórios (57%); celular e smartphone (16%); perfumaria e cosméticos (10%); eletrônicos (7%); ferramentas (2%); bebidas (2%); joias, relógio e caneta (2%); produtos de informática (1%); refeição em restaurante (1%) e outros (2%). O levantamento revelou também que os filhos pretendem gastar em média R$ 134 em presentes para o pai.