Um estabelecimento comercial na Vila Galvão foi autuado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) por funcionar no fim de semana, desrespeitando as regras estabelecidas pelo Plano SP para municípios da fase vermelha da flexibilização. Ao todo, a SDU realizou a fiscalização de 76 comércios de Guarulhos entre os dias 23 e 27 de dezembro. No comércio autuado, os agentes solicitaram que o local encerrasse a atividade.
As fiscalizações aconteceram em bares, restaurantes, casas noturnas, tabacarias, adegas e outros estabelecimentos nas regiões: central, Gopoúva, Vila Flórida, Tranquilidade, Jardim São João, Parque Alvorada, Conjunto Marcos Freire, Jardim Paraíso, Vila Carmela, Bonsucesso, Jardim Presidente Dutra, Jardim Arapongas e Parque São Miguel.
Com a determinação do fechamento de todo o comércio avaliado pelas autoridades como não essencial, alguns serviços podem abrir as portas, pois são liberados para funcionamento, mesmo com a adoção de regras mais rígidas. A SDU esclareceu, que durante a fiscalização alguns dos estabelecimentos estavam trabalhando apenas com o serviço de entrega, sem atendimento no local, o que é permitido.
A próxima etapa da fase vermelha acontece entre os dias 1, 2 e 3 de janeiro. Poderão funcionar: hospitais, farmácias, clínicas odontológicas, atendimento de saúde animal, mercados, açougues, padarias, postos de combustíveis, lavanderias, meios de transporte coletivo (ônibus, trens e metrô), hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria, manutenção e zeladoria, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos, bancas de jornais, serviços de segurança pública e privada, serviços bancários (incluindo lotéricas), manutenção e zeladoria, call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais.
Permanecem fechados: shoppings, lojas, galerias, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes e lanchonetes (exceto para delivery), academias, salões de beleza, cinemas, teatros e outros estabelecimentos culturais.