Os vereadores da Comissão Higiene e Saúde Pública visitaram nesta terça-feira (3) o Departamento do Complexo Regulador da Saúde com intuito de conhecer o processo de marcação de consultas, exames e cirurgias do município de Guarulhos. Ao final da visita, os parlamentares apontaram que é preciso investir mais em profissionais e melhorar o espaço, além de reestruturar o processo de marcação de cirurgias.
O Complexo Regulador da Saúde é uma estrutura ligada à Secretaria Municipal de Saúde, que organiza as ações de acesso à saúde de média e alta complexidade. O departamento define o processo que envolve a operacionalização, monitoramento e avaliação da marcação da parte ambulatorial, como consultas e exames. Funcionários do órgão receberam os vereadores, mas preferiram não conversar com a imprensa.
Segundo o presidente da Comissão, Dr. Alexandre Dentista (PSDC), o Sistema de Regulação (SISREG), usado pelo Complexo Regulador, é bom, mas precisa de aprimoramentos para dar conta de toda demanda. “É preciso mais investimentos em pessoal e em espaço. A população do município cresceu muito, por isso, o atendimento da área da saúde tem sempre que melhorar”, destacou.
O vereador Prof. Rômulo Ornelas (PT), que sugeriu a visita, reclamou do sistema de marcação de cirurgias controlado pelos hospitais e não pelo Complexo Regulador da Saúde. “O grande problema está nas filas para realização de cirurgias. Sabemos que tem espera de mais de um ano e às vezes as pessoas não sabem em qual posição da fila estão. O município devia ter controle e não os hospitais”, disse.
Toninho da Farmácia (PRP) ressaltou que a Comissão pretende discutir soluções para proporcionar melhorias para a população. “Nossa cidade está envelhecendo e precisamos apontar caminhos para os problemas da área da saúde”, afirmou o vereador.
A Comissão pretende continuar acompanhando o sistema de marcação de consultas e deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para saber quais as medidas podem ser tomadas para otimizar o serviço prestado à população.