Política

Comissão de Higiene e Saúde visita Hospital Stella Maris

A Comissão de Higiene e Saúde Pública da Câmara de Guarulhos visitou o Hospital Stella Maris para verificar como funciona o sistema regulador de vagas, principalmente em relação a cirurgias
 
A diligência ocorreu na quarta-feira (18) e contou com a presença dos vereadores Alexandre Dentista (PSDC), Toninho da Farmácia (PRP) e Prof. Rômulo (PT).

Os membros da Comissão receberam reclamações de munícipes sobre a demora de quase um ano de espera na realização de cirurgias nos hospitais da cidade. Dias antes da visita ao Stella Maris, os vereadores foram ao Hospital Municipal de Urgência (HMU) e no Hospital Geral de Guarulhos (HGG).

O administrador do hospital Stella Maris, Ronaldo Rafael de Oliveira, e sua equipe atenderam os parlamentares e explicaram como funciona o sistema regulador. Eles disseram que não há fila de procedimentos cirúrgicos no hospital. De acordo com Valéria de Souza, encarregada de ambulatórios do SUS do hospital, a demora maior é, na verdade, nos exames pré-operatórios, que nem sempre são feitos no Stella Maris. "Não temos como interferir no fluxo de marcação", completou Ronaldo Oliveira.

O administrador também falou sobre as dificuldades financeiras que o hospital está passando e que pretende começar a rever contratos antigos e defasados com empresas de convênios médicos. Sobre a saúde do município, Ronaldo acredita que é preciso pensar de maneira séria e que está faltando estrutura hospitalar na cidade.

Segundo os parlamentares, a Comissão continuará analisando as questões levantadas nos três hospitais visitados e estudará medidas que possam ajudar a resolver a situação.

 UBS Parque Cecap

Depois da reunião no Stella Maris, os parlamentares seguiram para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Cecap para averiguar denúncias sobre a falta de atendimento odontológico no local. As reclamações foram feitas por munícipes ao vereador Romildo Santos (PSDB) que reportou o problema à Comissão.

No local, membros da Comissão foram recebidos pela gerente da UBS, Márcia Viana. Ela explicou que uma peça do equipamento odontológico quebrou e que já entrou em contato com o técnico responsável para realizar a troca. Márcia também disse aos vereadores que a UBS irá equilibrar a fila de espera para atendimento odontológico assim que o aparelho estiver funcionando. 

 

Posso ajudar?