Política

Comissão de Obras visita obra abandonada há 16 anos e cobra solução

Construção pertence à família de ex-prefeito Néfi Tales, julgado por enriquecimento ilícito, e paralisação causa transtornos à comunidade local.
 

O vereador Geraldo Celestino (PSDB), presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara de Guarulhos, esteve na manhã desta segunda-feira (17) no canteiro de obras de um prédio de dez andares localizado na esquina das Ruas Dr. Miguel Ferreira Vieira e Conde Francisco Matarazzo, na Vila Zaira. Acompanhado de assessores e jornalistas, o parlamentar conferiu e registrou a situação de abandono da obra, que está parada desde que o ex-prefeito Néfi Tales foi afastado do cargo por irregularidades administrativas, em 1998, e teve seus bens bloqueados pela Justiça, incluindo o terreno e a construtora. O parlamentar quer rapidez na conclusão da ação processual.

Néfi Tales faleceu em 2003, mas a família responde pelo processo aberto contra ele por enriquecimento ilícito e aguarda pela inocência do ex-prefeito para desbloquear seus bens e ter a possibilidade de, entre outras ações, retomar as obras do edifício. Manobras dos advogados de defesa tem postergado a decisão judicial. A situação preocupa por vários motivos. Segundo o vereador, a construção é de fácil acesso, é frequentemente invadida por usuários de drogas, a água se acumula nas dependências, transformou-se em foco de várias doenças e as calçadas no entorno estão em péssimo estado. “A comunidade local nos tem feito muitas reclamações a respeito, exigindo uma solução para o problema”, explica Geraldo Celestino.

A Comissão de Obras e Serviços, composta ainda pelos vereadores prof. Samuel Vasconcelos (PT) e Luiz Matogrosso (PP), está levantando o maior número de informações possíveis sobre a situação, inclusive imagens fotográficas, deve encaminhar um documento a respeito ao juiz da 1ª Vara Cível de Guarulhos, que está cuidando do caso. “Vamos solicitar aceleração do processo”, adianta. “Não importa a quem a justiça dará ganho de causa, se a família Tales será beneficiada ou se o imóvel será repassado para o poder público, mas que seja dada uma solução rápida para o caso”, afirmou Geraldo Celestino.

 

Posso ajudar?