A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quarta-feira, 24, um convite para chamar o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, à Casa. Inicialmente, o requerimento do líder do PPS, Rubens Bueno (PR), era de convocação, mas foi transformado em convite. Vieira foi chamado para explicar a reclassificação de documentos sigilosos relacionados à Odebrecht no período de 2003 a 2010.
A comissão passou boa parte da manhã debatendo a aprovação de um convite para que o embaixador do Brasil na Venezuela, Ruy Pereira, prestasse esclarecimentos aos parlamentares sobre o incidente envolvendo a comitiva de senadores brasileiros na semana passada em Caracas. O requerimento acabou sendo retirado de pauta.
Na quinta-feira passada, 18, o grupo de oito parlamentares, liderado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) e pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, retornou ao Brasil após cinco horas de espera e duas tentativas frustradas de sair do aeroporto metropolitano em direção ao centro da capital venezuelana. O veículo em que se encontravam foi cercado por manifestantes pró-governo venezuelano. Os senadores acusam a diplomacia brasileira de não ter dado o suporte necessário para que fosse garantida a segurança da comitiva.