Para professores e pedagogos isso é o equivalente à pergunta, “De onde nós viemos?” para antropólogos e cientistas em geral. Uma pergunta complicada e que em geral especialistas tendem a não ser muito objetivos em suas “respostas”. Talvez, mais relevante seja a pergunta: Como nossos estudantes aprendem HOJE? Em um mundo onde conteúdo e informação transbordam pelos mecanismos de busca na internet, há um clique de distância, como a aprendizagem acontece?
O ensino conteudista, apelidado de Just in Case (no caso), pois consiste em durante um curso ensinar massivas quantidades de informação no caso de você ter necessidade de utilizá-lo no futuro, está fadado à ineficiência, afinal, num mundo onde informação é contestada e atualizada a cada instante qual a relevância em ensinar algo que talvez não seja mais.
O ensino baseado em interatividade é o futuro; ensinar e motivar nossos alunos a aprender e continuar aprendendo por toda sua vida; onde o ponto chave é capacitar alunos a transformar problemas em soluções através do conhecimento, isto é, o conteúdo como ferramenta do processo de aprendizado. Este ensino é apelidado de Just in Time (no tempo), pois consiste em formar nossos estudantes para que eles saibam buscar a informação e conhecimento que eles necessitam no tempo que eles necessitarem.
Esta ideologia, mais adaptada com nossa realidade contemporânea e do mercado de trabalho, coloca o aluno como o protagonista do processo de aprendizagem. “Mas esse não é sempre o papel do estudante dentro do processo de aprendizado?”. Com certeza, deveria ser, mas não é. Em um ensino conteudista, o nosso protagonista e posso até descreve-lo como um herói, é o professor, pois o processo educacional é um processo de transmissão do conhecimento, unilateral – do professor para o aluno – e quem detém a responsabilidade e o papel ativo é o instrutor. O aluno com papel passivo é somente um expectador em sala de aula.
Para aqueles que ainda duvidam que o ensino tradicional esteja ultrapassado, uma pergunta: Como medimos ou avaliamos um bom profissional? Pelo sua capacidade de acumular conhecimento ou pela sua capacidade de aprender e transformar conhecimento em resultados?
Fernando Domingues é um apaixonado por educação e processos de inovação, Diretor de Inovação e Novos Negócios do Colégio e Faculdade Eniac é certificado pela University of Warwick no Programa Internacional de Liderança e Gestão do Ensino Superior e pela Laspau-Harvard em Inovação no Ensino Superior.