Pet

Como o dono pode agir quando seu animal sofre uma picada de inseto

Os quadros alérgicos nos cães e gatos representam uma grande porcentagem dos casos atendidos em consultórios veterinários atualmente. Hoje, abordaremos em especial, a alergia à picada de insetos.

É muito comum o proprietário sair de casa para realizar seus afazeres e quando retorna, encontra o animal com a face inchada, totalmente diferente do seu normal. Estes casos, geralmente, ocorrem após o contato do animal com determinados insetos como: formigas, abelhas, marimbondos e vespas.

Após a picada, ocorrem reações do sistema imunológico às substâncias presentes na saliva do inseto, porém em alguns casos esta reação pode ser exagerada e não controlada, não protegendo o organismo dos efeitos destas substâncias e ocasionando ainda um problema maior que a própria substância inoculada pelo inseto, podendo levar a conseqüências graves.

Desse modo, a alergia relacionada à picada de insetos pode se manifestar na forma de reação localizada ou até generalizada. O extremo de gravidade e de intensidade dessa reação generalizada é a chamada anafilaxia, onde ocorrem, além do prurido (coceira) e das alterações na pele, alterações de outros órgãos e sistemas, como queda da pressão arterial e dificuldade respiratória – seja pelo acometimento dos brônquios, seja pelo inchaço da laringe provocando a obstrução da entrada do ar – o chamado "edema de glote"- e ainda diarréia e vômitos, por alterações do trato digestivo.

As regiões mais acometidas pelas picadas são a nasal, oral e ocular. Nestes acidentes, podemos observar ainda: grande inchaço do local picado, prurido por todo o corpo, fraqueza e, em casos mais graves, a dificuldade respiratória e óbito.

O diagnóstico desta alergia pode ser facilmente obtido após o exame físico e o histórico. O tratamento é realizado através de anti-histamínicos (antialérgicos), antinflamatórios e protetores hepáticos visando auxiliar o fígado a degradar estas substâncias tóxicas.

Portanto, todo animal com suspeita de picada de inseto deve ser levado imediatamente ao seu veterinário. Quanto antes o atendimento for realizado, maiores as chances do animal em se recuperar bem.

 

 

Rafael Claro Marques

(CRMV-SP 18.849) é médico veterinário e

pós-graduado em Clínica Médica de Pequenos Animais

[email protected]

Posso ajudar?