Quem abre a playlist Viral 50 do Spotify, que ranqueia as tendências musicais do momento nas redes sociais, terá uma surpresa: ao invés de um hit recente, a faixa que atingiu o topo foi <i>Escrito nas Estrelas</i>, de Arnaldo Black e Carlos Rennó, lançada por Tetê Espíndola há 38 anos. O revival se deu após uma cena de Marcia Fu cantando a música – inteira, por sinal – no reality A Fazenda. Imediatamente, a canção chegou ao top 3 na playlist, e na segunda, 11, angariou o primeiro lugar.
Tanta comoção em torno da faixa, que caiu nas graças da geração Z no Tik Tok, se dá pela popularidade da jogadora de vôlei, que volta e meia rende memes nas redes sociais e é cotada como favorita por parte dos espectadores de A Fazenda. O jeito engraçado e carismático com que Marcia Fu canta ganhou as graças do público.
O sucesso instantâneo da canção fez com que ela aparecesse duas vezes no ranking, já que também impulsionou as audições para a versão de<i> Me Leva Pra Casa/Escrito nas Estrelas/Saudade</i> da sertaneja Lauana Prado, lançada este ano no álbum Raiz Goiânia.
Contribuindo para o "renascimento" do hit, vale considerar a tendência para a nostalgia que vem influenciado a música pop como um todo, e também as redes sociais. O movimento é semelhante ao que aconteceu com <i>Dreams</i>, do Fleetwood Mac, que virou hit novamente em 2020 – mais de 40 anos após seu lançamento – após viralizar no Tik Tok, ou de <i>Running Up That Hill</i>, lançada por Kate Bush em 1985, que também atingiu o Top 1 Viral do Spotify ao aparecer na trilha sonora da série <i>Stranger Things</i>, da Netflix.
Inclusive, Tetê vem sendo chamada nas redes sociais de "a Kate Bush brasileira", em uma alcunha que não é assim tão nova. Em comum, as duas cantoras se destacam pelo tom agudo e exótico para a música pop, mas as semelhanças param por aí.
Tetê Espíndola nasceu em Campo Grande (MS) e veio de uma família com forte veia musical, o que fez com que ela despontasse cedo para o canto. Participou da frutífera Vanguarda Paulista nos anos 1980 e tem parcerias com artistas como Arrigo Barnabé, no álbum Clara Crocodilo (1980). Atingiu o sucesso nacional com <i>Escrito nas Estrelas</i>, que venceu o <i>Festival dos Festivais</i> da Rede Globo, em 1985. Com o passar dos anos, investiu em projetos musicais mais experimentais, com forte inspiração na natureza brasileira, especialmente no Pantanal.
Sobre o viral, Tetê se pronunciou em suas redes sociais: "Agradeço a todos os ouvintes que estão cantando e curtindo esse grande clássico da minha carreira", convidando o público mais jovem a conhecer as outras versões de sua <i>Escrito nas Estrelas</i>.