Saúde

Como usar o notebook e evitar as dores nas costas

Inclinação e posicionamento do pescoço devem ser observadas ao trabalhar em casa

O Dia 13 de outubro foi marcado pelo Dia do Fisioterapeuta, o profissional que ‘cura com as mãos. Para comemorar essa data, Gil Lúcio de Almeida, fisioterapeuta e presidente do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo (Crefito – SP), orienta sobre o uso correto do notebook.

"Trabalhar no esquema de home office tem muitas vantagens. Você pode ficar mais à vontade, tem uma agenda flexível, não perde tempo no trânsito. Mas é preciso tomar alguns cuidados para que este conforto a mais não acabe atrapalhando a saúde. Isso pode acontecer quando o notebook é usado de forma incorreta, principalmente por ser facilmente transportado e cada vez mais nos acompanhar no dia a dia", explica.

O uso do equipamento em posições inadequadas, como no sofá e na cama, pode gerar lesões e disfunções musculoesqueléticas nas mãos, dedos e punhos, principalmente, mas também podem afetar a coluna e o pescoço.

Para o fisioterapeuta, é possível usar o notebook apoiado no colo assegurando o bem-estar. "Ele deve ser colocado numa distância que permita uma leitura confortável e, ao mesmo tempo, provoque a menor inclinação possível da cabeça para a frente. O ideal é procurar um encosto confortável, já que a coluna e cabeça devem ficar ligeiramente inclinadas para trás. Nesta posição, procure mover os olhos e não a cabeça para visualizar o teclado. A tendência é inclinar a cabeça para frente, o que gera um empurrão no pescoço, forçando a contração da musculatura da nuca", orienta o especialista.

Posso ajudar?