Variedades

Como usar o terno em dias de muito calor

Uso correto das cores e dos tecidos ajuda na hora de escolher o traje

Apesar de o verão estar chegando ao fim, os dias quentes ainda castigam os paulistas, principalmente aqueles homens que tem, por obrigação, usarem o terno no dia-a-dia. E é durante a estação mais quente do ano que o traje incomoda. A boa notícia é que é possível driblar o calor se houver investimento em materiais que se adaptem com as altas temperaturas, além de optar por roupas mais claras.

Os tecidos compostos de fibra natural, linho, seda, algodão ou lã fria são os mais indicados para o calor. "Já os tecidos sintéticos devem ser evitados", conta o consultor de estilo Luiz Aziz Neto. Os homens que vestem o terno todos os dias, como os advogados, a dica é apostar em tecidos mais leves ou até mesmo misturar fibras como o linho e a lã fria.

Ainda de acordo com Aziz Neto, para manter a sensação de frescor a escolha da camisa também é muito importante. "Camisas de linho ou algodão permitem que a pele transpire melhor, por isso vale a pena investir nessas peças", conta. Esses tecidos retêm menos vapor e transpiração. O linho é uma fibra que dá estrutura e é bem aberta e é muito indicado para o clima do Brasil no verão, pois não amarrota. Em dias de muito calor a dica é: fuja dos tecidos sintéticos, que dificultam a transpiração, o que aumenta a sensação de calor.

Escolher a cor correta da peça a ser usada também influencia no calor que o homem sentirá. A melhor pedida para usar um terno sob o sol escaldante é usá-lo em cores claras. "A luz solar vem branca, mas na verdade é composta de sete cores diferentes: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Um objeto verde absorve todas as outras, menos o verde, que devolve ao ambiente. O branco não absorve nenhuma, reflete todas, mas o preto absorve todas, por isso esquenta demais, porque cada raio traz uma certa quantidade de calor", exemplifica Aziz Neto.

Traduzindo, quanto mais claro for o terno, menos calor ele absorverá sob a luz do dia, por isso as cores recomendadas são o bege e o cinza. Caso a profissão exija um terno escuro, opte por tons de azul marinho ou cinza mediano e evite tons que se confundam com o preto.

Dicas

  • Opte por cores claras, cores escuras absorvem o calor e esquentam demais;
  • Se a profissão exigir um terno escuro, fuja das cores que se confundem com o preto, opte por azul marinho ou cinza mediano;
  • Tecidos leves são uma boa opção, peças feitas com fibras naturais (lã fria, linho e algodão) e de gramatura menor, assim o tecido fica mais fino;
  • Vale a pena investir em versões puras ou mescladas, que misturam lã fria e linho, ou lã fria e seda;
  • Não use roupas largas, a alfaiataria respeita a silhueta ou o contorno de cada corpo, roupas largas escondem ou omitem esses contornos;
  • No verão, a tendência do modelo de paletó com dois botões ganha impulso. Este modelo é mais aberto e facilita a transpiração.

Posso ajudar?