A multinacional Lufthansa, uma das maiores empresas do setor aéreo no mundo, lançou a segunda edição de seu projeto social "Expandindo Horizontes", na tarde desta segunda-feira, 3/06, na Escola Natasha Franco Vieira, no Cocaia, em Guarulhos.
O projeto, financiado pela Help Alliance, braço de ajuda humanitária e responsabilidade social do Grupo Lufthansa, consiste em oferecer capacitação profissional a 30 jovens carentes, com idade entre 17 e 22 anos, que moram em Guarulhos e na região.
Estes alunos foram selecionados entre 300 pessoas e, agora, começam um curso gratuito de Garde Manager & Hot Kitchen (relacionado a gastronomia), ministrado na própria escola. São 400 horas de aulas práticas e teóricas durante seis meses. A previsão é que o curso se encerre no dia 5 de novembro deste ano.
Cada jovem será monitorado por um mentor. Este colaborador tem a missão de compartilhar experiências e auxiliar os alunos durante o curso. Além das aulas, que acontecem de segunda a sexta, das 13h30 ás 17h30, a Lufthansa também disponibiliza atividades extracurriculares: visitas às aeronaves da empresa alemã no Aeroporto de Guarulhos, ao escritório da multinacional na Vila Olímpia, zona sul da Capital, e à sede da LSG Sky Chefs, subsidiária alimentícia da Lufthansa, também no município guarulhense. Inclusive, os dez melhores alunos do curso serão contratados pela LSG Sky Chefs. O melhor ainda terá a oportunidade de conhecer a matriz da Lufthansa, na Alemanha.
Cultura organizacional
A ideia do projeto é que todos saiam preparados para o mercado de trabalho. Por isto, os jovens necessitam ter disciplina durante o curso. Eles só podem chegar no máximo 20 minutos atrasados, precisam estar uniformizados e comparecer a 75% das aulas. Caso não cumpram estes requisitos, perderão notas e correm o risco de não receberem o certificado ao final dos seis meses.
"Não sabemos onde o jovem vai trabalhar. Tem lugares que são exigentes e não permitem certas atitudes", frisou a diretora da Escola Natasha Franco Vieira, Marisa Fumanti.