A companhia Ciabatta de Teatro apresenta o espetáculo “Jeremias”, contemplado pelo Edital de Fomento ao Teatro e à Dança de Guarulhos 2023, com seis apresentações gratuitas na cidade, começando pelo Teatro Padre Bento – Rua Francisco Foot, 03, Jardim Tranquilidade – no próximo dia 24 de março com duas sessões, às 11h e às 15h. A próxima data é 30 de março, às 11h e às 15h, no CEU Bonsucesso – Avenida Paschoal Thomeu, Bonsucesso. As últimas apresentações acontecem no dia 31 de março, no Teatro Adamastor – Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo, às 15h e às 18h.
A montagem com texto, música e direção de Marcos Lopes, volta aos palcos com uma nova proposta da peça apresentada entre 2011 e 2015, propondo uma reflexão sobre o bullying, o preconceito racial, sexualidade e as relações familiares.
O espetáculo traz quatro músicas inéditas e originais, executados ao vivo durante as apresentações, um protagonista negro dando voz as questões raciais, e um novo desfecho para as questões apresentadas. A encenação tem a duração de 80 minutos e classificação de 14 anos. Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes nos locais das apresentações.
Sinopse
Jeremias é um adolescente negro sonhador e tímido. Quase não consegue se comunicar com ninguém. Adora desenhar, ler, tocar, compor e pesquisar na internet. No seu quarto, cuida de um peixe betta que representa a “única” companhia na sua vida solitária e melancólica.
Os pais, de classe social alta, estão mais preocupados com suas próprias vidas do que com os problemas do filho. Implicam com o jeito que ele se comporta e veste, com seu vocabulário, com as coisas que ouve e consome.
A mãe chega a sugerir uma possível homossexualidade. A situação de Jeremias se complica ainda mais quando passa a sofrer bullying no colégio. Acuado e ameaçado por um grupo de garotos, liderados por Betão e Bianca, começa a sofrer agressões físicas e verbais.
No limite e pressionado, ele toma uma decisão que mudará os rumos da sua história e de todos à sua volta.
Sobre a Ciabatta
Criada por Marcos Lopes, a companhia Ciabatta que completa 20 anos de existência em 2024, nasceu no intuito de promover a arte por meio de peças de teatro, musicais, shows, leituras dramáticas e espetáculos inéditos. Levou aos palcos as montagens “Assassinato no Bexiga, quem matou Arnesto?”, “A senhora que fazia tortas”, “Robin Hood – O musical”, “Monólogos da escuridão”, “Romeu e Julieta”, “A flor do sonho”, entre outros. As apresentações aconteceram no Theatro São Pedro, na Funarte, no Centro Cultural São Paulo, no Teatro Brigadeiro, na Casa das Rosas, e em diversos teatros e casas de cultura de São Paulo.
Informações complementares
Texto, direção e música: Marcos Lopes
Elenco: Mau Ribeiro, Tatiane Resende, Fábio Galvão e Litcia Orellana
Produção, cenografia e figurino: Márcia Lopes
Desenho e operação de luz: Tiê Fabiano
Arranjos: Leonardo Lima
Fotos: Leekyung Kim
Arte: João Bonacassata
Assessoria de imprensa: Silas Macedo