Variedades

COMPORTAMENTO – Pesquisa aponta que jovens não estão preparados para internet

Realizado por um labotório da Universidade Mackenzie, o levantamento foi realizado a partir de entrevistas com 2.039 jovens entre 11 e 18 anos

Jovens e crianças não estão preparados para utilizar a Internet. É o que revelou uma pesquisa feita nos últimos dois anos pelo Laboratório de Estudos em Ética nos Meios Eletrônicos (Leeme), da Universidade Mackenzie. Os pesquisadores do grupo entrevistaram 2.039 jovens, entre 11 e 18 anos e descobriram que tanto alunos de escolas privadas, como de escolas públicas, apresentaram-se totalmente suscetíveis aos diversos problemas que ocorrem em função do uso indiscriminado da rede mundial de computadores.

Por se tratar de um universo virtual, a Internet traz uma falsa sensação de anonimato e impunidade, diz a pesquisa.

O uso desmedido do universo virtual pelas crianças e adolescentes traz à tona não apenas a questão do comportamento, mas também situações mais preocupantes como a exposição à pornografia, a divulgação indevida da imagem e dados pessoais, a divulgação de boatos, bem como a pedofilia e o uso da Internet para incitar a violência.

O Leeme alerta sobre a falta de condições que muitos pais e professores têm para orientar os menores no uso da Internet: "Nem todos estão preparados para acompanhar os jovens – que parecem estar anos à frente nas questões tecnológicas", diz Solange Palma Barros, coordenadora da pesquisa e que ressalta a responsabilidade da escola em assumir o papel de orientador e formador.

Outro dado colhido pela pesquisa é que 45% dos entrevistados já tiveram medo em algum tipo de acesso que fizeram na rede mundial de computadores. "Este é um dos motivos que nos obriga, acima de tudo, a formar o lado virtual dos jovens cidadãos, prevenindo a ocorrência de problemas on line e minimizando os danos causados pelas diferentes problemáticas associadas à Internet", diz Solange.

Uso construtivo – Para o Leeme, formando uma consciência de uso construtivo da Internet gera-se instrução, conhecimento, entretenimento sadio, exaltam-se os valores éticos e pais e educadores se aproximam muito mais das de crianças e adolescentes.

"Em média as crianças e adolescentes passam 4 horas conectados. Como ficam as atividades escolares, esportivas, familiares e as responsabilidades que todos os jovens devem ter?", questiona Solange.

"Sem dúvida nenhuma, a Internet é uma das maiores invenções da humanidade, mas quando percebemos que seu uso está indo contra às boas relações interpessoais, temos que perceber que algo está errado" finaliza.

Posso ajudar?