O secretário de comunicação de Guarulhos, Eder Marcos Paschoal, apresentou na manhã desta sexta-feira (23), a previsão de orçamento para 2013. A pasta, 3ª menor da cidade, terá R$ 21.148.400,00. Segundo o secretário o valor é semelhante aos dos últimos cinco anos.
Paschoal declarou que do valor total da pasta, R$ 13.372.400,00 serão gastos com a folha de pagamento dos 54 funcionários da secretaria. Com manutenção da estrutura física (prédio, equipamentos e material de consumo) serão gastos R$28.000,00. Com artes de comunicação, mídias próprias e campanhas diversas serão investidos R$ 15.600.000,00.
Durante a audiência, o secretário declarou que a cidade tem uma carência midiática muito grande, e que a secretaria tem buscado suprir essa carência de forma que os munícipes fiquem informados sobre como está sendo gasta a arrecadação do município. "Entre as prioridades está informar sobre as ações e serviços aumentando o conhecimento da população sobre o que está sendo feito, como por exemplo a entrega de uma nova creche, um posto de saúde, de um novo programa".
O secretário também afirmou que é um princípio trabalhar o viés educativo, atuando na conscientização para eliminar preconceitos e maus hábitos, em contrapartida incentivar as ações positivas. "Construindo uma imagem positiva da cidade e de seus cidadãos, criando a oportunidade de novos investimentos e de alavancar a auto-estima dos guarulhenses", afirmou ele.
Segundo o secretário, há uma quase ausência de mídias de massa na cidade, e por isso a dificuldade de fazer a comunicação da prefeitura. "Não temos uma TV aberta na cidade. Temos poucas rádios e de alcance limitado, contando apenas com poucos jornais para divulgar nosso trabalho. Para tentar superar essa dificuldade optamos por criar mídias próprias, ferramentas de divulgação de propriedade da prefeitura, utilizados exclusivamente para divulgar ações públicas" declarou.
Atualmente o portal da prefeitura tem 240 mil acessos mensais, disponibilizando informações e divulgando campanhas. Há também o Fácil Online, e parte do Diário Oficial editado pela secretaria de comunicação, com 20.000 exemplares por semana. A Secretaria mantém 100 outdoors espalhados pela cidade, 36 suportes de faixas e envia cerca de 125.000 e-mails institucionais por mês. Distribui em média 300 releases por mês, e efetua 360 atendimentos a imprensa, em sua maioria da própria cidade. A agência interna de propaganda é responsável por 60 layouts mensais.