Cidades

Comunidade propõe avenida para desafogar trânsito na Faria Lima

Terreno da Uceg não é o único empecilho para que a ligação até a avenida Tiradentes seja feita

Os congestionamentos constantes na avenida Brigadeiro Faria Lima, que liga o Bom Clima ao Cocaia, estão desanimando moradores e comerciantes da região. Como alternativo, a comunidade sugere a ligação da avenida Prefeito Antônio da Costa Santos, à margem do córrego dos Japoneses, à avenida Tiradentes.

A Prefeito Antônio da Costa Santos começa no cruzamento com a rua João Rossi, no Cocaia, e poderia seguir além da rua Maria Zintil. Mas a via é obstruída pela União Cultural e Esportiva Guarulhense (Uceg), que ocupa a beira do córrgego.

Segundo o presidente do Conselho de Segurança (Conseg) Bom Clima, Alberto Valadares, o Argentino, a via ocupada pela Uceg poderia servir para a abertura de uma avenida, que levaria diretamente até a avenida Tiradentes, desafogando o tráfego local.

De acordo com os moradores do Cocaia e do Bom Clima, a avenida Brigadeiro Faria Lima já está muito congestionada e tende a ficar ainda pior com a entrega do condomínio Fatto Sport Faria Lima, composto por 912 unidades no total.

Contudo, o terreno da Uceg não é o único empecilho para a realização da passagem do tráfego, que desafogaria o trânsito da avenida Brigadeiro Faria Lima. Existem outras propriedades à margem do córrego dos Japoneses, que levaria até a avenida Tiradentes, que precisariam sofrer modificações para liberação do trânsito.

Para o presidente da Uceg, Kokiti Ura, o assunto traz preocupação para a entidade. "Esse boato de que uma avenida deveria passar pela Uceg vem de longa data, mas é preocupante porque não podemos ser contra o desenvolvimento e deixar os associados desamparados".

"A Prefeitura tem o poder da beira do córrego, no entanto é preciso analisar o benefício que o órgão público vai trazer para a Uceg. Concordo com o conforto destinado à vizinhança, mas os associados também devem ser beneficiados. Por enquanto ficarei no aguardo de um comunicado oficial", declara Ura.

Questionada sobre a continuação da avenida Prefeito Antônio da Costa Santos, no terreno da Uceg, a Prefeitura de Guarulhos não se pronunciou sobre o assunto.

Posso ajudar?