Com o objetivo de cultivar a audácia, a criatividade e o otimismo, a Citroën revela o conceito Lacoste, um automóvel que – segundo a empresa – privilegia uma abordagem simplificada do automóvel para chegar ao indispensável, sem esquecer o requinte. Mistura o mundo automobilístico com o da moda e do esporte.
Ele pretende romper com alguns preconceitos em relação aos carros compactos. Tem linha de cintura alta, pára-lamas volumosos e com textura, balanço mínimo, rodas nas quatro extremidades da carroçaria e aros de rodas com imagem de bolas de golfe.
Graças aos amplos recortes ao nível das portas dianteiras, na ausência de teto rígido, os passageiros se encontram em contato direto com a natureza. A escolha do modo de propulsão não prima por grandes cilindradas que possam sugerir a ultrapassagem de velocidades proibidas em busca de fortes emoções. O concept-car opta por um motor a gasolina de três cilindros com performances adequadas para mover um veículo de seu gabarito e de seu peso.
Ecológico – Flexível, econômica e ecológica, esta motorização apresenta níveis baixos de ruído. Respeitoso ao seu meio ambiente graças à sua motorização, o veículo chama a atenção também pelas suas escolhas de concepção. Este modelo, mesmo equipado com pneus de grandes dimensões, parece mais "casar" com a natureza do que propriamente enfrentá-la. Essa impressão torna-se concreta pelo grafismo sutil sob forma de ondulações suaves das rodas do concept-car.
Compacto e robusto ao mesmo tempo (comprimento de 3,45 m, largura de 1,80 m, altura de 1,52 m e distância entre-eixos de 2,30 m), este modelo expressa know-how e controle sem falhas. Entrar no carro é uma questão de simplicidade.
De fato, não há nenhuma porta dianteira, apenas amplos recortes combinando com o tratamento estilístico do carro. Para ocupar o banco traseiro, basta passar por cima das bordas laterais. E quando o espaço torna-se imperativo, este banco pode ser escamoteado dentro do porta-malas, liberando um espaço interno para bagagens, materiais esportivos.