Em meio à demanda de empresas e famílias por financiamentos durante a pandemia do novo coronavírus, o Banco Central informou nesta quinta-feira que as concessões de crédito subiram 0,9% em março ante fevereiro na série dessazonalizada. No caso de pessoas físicas, essas concessões recuaram 4,0% e, no das empresas, subiram 10,1%.
Os números mostram ainda que, em março, as concessões no crédito livre – que reúne operações que não utilizam recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou da poupança – subiram 1,2%. No caso das pessoas físicas, houve baixa de 4,9%. Para as empresas, houve alta de 24,3%.
Entre as concessões no crédito direcionado (recursos do BNDES e da poupança), houve alta em março ante fevereiro de 2,5%. Para as pessoas físicas, houve elevação de 0,5%. No caso das empresas, o avanço foi de 14,0%.
Os números apresentados nesta quinta pelo BC são influenciados pelos efeitos da segunda onda da pandemia de covid-19, que voltou a colocar em isolamento social parte da população e reduziu a atividade das empresas.