Política

Concessão de aeroporto gera discussões em sessão do Legislativo

Nesta terça-feira, o principal assunto na Câmara foi sobre o leilão dos terminais aéreos ocorrido na segunda

A concessão do aeroporto de Cumbica, realizada na última segunda-feira, acendeu os debates durante a sessão do Legislativo de ontem. Para os vereadores da Oposição, o governo cedeu ao modelo adotado anteriormente pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de privatizar alguns setores brasileiros.

"Parece finalmente que a presidente Dilma se rendeu ao projeto dos tucanos e aceitou a privatização dos aeroportos nacionais. Muito nos admira que o PT tenha levantado por anos uma bandeira contra este aspecto do PSDB e agora ela aceite a privatização dos terminais", ressaltou o vereador Ricardo Rui (PPS).

A afirmação não agradou os parlamentares petistas. "O ex-presidente Lula não privatizou nada e não precisou utiliza este recurso porque fomentou e incentivou as empresas para que estas continuassem progredindo. Um bom exemplo disso é a Petrobrás que está bem melhor agora do que há anos", afirmou Edmilson Souza (PT).

Para Jonas Dias (PT) a medida adotada pelo Governo Federal só ressaltam as melhorias realizadas no país nos últimos anos. "Não podemos ignorar que quem deu uma nova dimensão a este país, e que refletiu diretamente na nossa cidade, foi o Lula. Podemos afirmar que melhorou e melhorou muito. O povo agora vive de uma forma infinitamente melhor e isso é perceptível", afirmou.

Já o vereador Wagner Freitas (PP) rebateu as críticas feitas as privatizações passadas e reforçou que cada caso deve ser analisado de forma diferente. "Seria mais bonito se o PT viesse à tribuna falar que o FHC começou os processos de privatizações e que agora eles estão concluindo, ao invés de vir aqui criticar", acrescentou o parlamentar.

Para almeida, privatização será positiva para Guarulhos

O prefeito Sebastião Almeida considerou excelente o resultado da licitação. "A expectativa é que essa concessão melhore a qualidade do serviço que é hoje oferecido no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A chegada da iniciativa privada vai dar mais agilidade aos projetos de modernização do aeroporto, inclusive com a construção do terceiro terminal de passageiros."

Segundo ele, a Prefeitura vai acompanhar de perto as mudanças no comando, sobretudo para garantir a segurança das famílias que vivem no entorno do aeroporto. "Vamos iniciar as conversas com a nova concessionária para buscar um bom entendimento com a cidade", finalizou.

Posso ajudar?