“Uma verdadeira transformação na região de Guarulhos”. Essa é a promessa feita pela CCR ao assumir a concessão da Dutra, renovada por 30 anos, em apresentação disponibilizada em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 4/3, em São José dos Campos, com a presença do presidente Jair Bolsonaro.
O novo acordo prevê um investimento de R$ 15 bilhões, 10% destinados para a região de Guarulhos. Estão previstas obras no Trevo de Bonsucesso, drenagem em trechos de alagamento e melhorias nos entroncamentos com as rodovias Hélio Smidt e Fernão Dias.
Ainda serão realizadas outras melhorias como conexão Wi-Fi, câmeras de segurança com detecção automática para incidentes e iluminação de LED na pista, além de duplicação de faixas em diversos trechos da Dutra e da Rio-Santos, que também faz parte da concessão.
Free-Flow
O polêmico Free-Flow, sistema de pedágio sem a necessidade de uma praça para o pagamento, será implantado no trecho guarulhense da via. A mudança ocorrerá na pista expressa e exclui motocicletas, que serão isentas.
O sistema permite a adoção de uma valor variável de acordo com a demanda de veículos. A cobrança, segundo a proposta, não mudará o tráfego na pista local, onde o motorista continuará trafegando sem a necessidade de pagamentos.