A EDP, distribuidora de energia elétrica em Guarulhos, reforça a importância do cadastro de pessoas que utilizam equipamentos elétricos essenciais à sobrevivência, como aparelhos respiradores e para hemodiálise domiciliar. O objetivo do cadastramento é facilitar a comunicação entre a empresa e o consumidor sobre interrupções programadas ou do não fornecimento de energia elétrica, de maneira a minimizar possíveis transtornos. No caso de ocorrências de grande dimensão, como em dias de fortes chuvas, as unidades cadastradas recebem prioridade no atendimento e restabelecimento da energia.
A inscrição deve ser formalizada junto à EDP, diretamente na agência de atendimento presencial mais próxima, com as seguintes informações e documentos:
· Fatura de energia elétrica;
· Laudo médico confirmando o nome da pessoa que utiliza o equipamento, assim como a justificativa sobre a necessidade do uso;
· CPF e RG do paciente (caso este não seja o titular da fatura de energia será necessário o CFP e RG do titular também);
· Telefone e e-mail para contato.
O cadastro deve ser realizado pelo titular da fatura de energia ou por um representante legal. Sua validade é de um ano e deve ser renovada.
Desconto na fatura de energia
Além da priorização no atendimento, o cliente que utiliza equipamento elétrico essencial à vida pode ter direito a desconto na conta de luz. O benefício pode ser adquirido por meio do programa Tarifa Social de Energia Elétrica, do Governo Federal, que garante de 10% a 65% de desconto na conta de luz para os primeiros 220 kW/h consumidos mensalmente.
É necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Caso não esteja cadastrada e possua renda familiar mensal de até três salários mínimos, é importante buscar informações na Prefeitura Municipal. Posteriormente ao cadastro, deve dirigir-se a agência de atendimento da EDP com a documentação para o cadastro e o Número de Identificação Social (NIS).
Para mais informações, a EDP orienta à população entrar em contato pelos canais de atendimento:
– Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123 (ligação gratuita, 24 horas/sete dias por semana);
– Agência de atendimento presencial (endereços de todas as unidades no site EDP Online).