O projeto Eficiência Solidária da EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, inicia, no dia 15 de fevereiro, o atendimento em sua tenda para a substituição de lâmpadas de maior consumo por LED. Ao todo, serão 7 mil lâmpadas disponibilizadas para os moradores realizarem a troca em suas residências.
A tenda do projeto da EDP fica instalada em Guarulhos até o dia 1 de março, na praça do Terminal Pimentas.
Cada cliente residencial da EDP terá direito a trocar até seis lâmpadas antigas, entre os tipos incandescente, fluorescente compacta ou halógena. Caso o cliente comprove possuir a conta de luz em seu e-mail, aceite fazer o cadastro ou ainda concorde em aderir ao pagamento da conta via PIX, mais uma lâmpada LED será oferecida de bônus para cada ação, totalizando oito lâmpadas.
As lâmpadas LED oferecem uma combinação de economia de energia, longa vida útil, maior visibilidade e baixo impacto ambiental, tornando-as uma escolha cada vez mais adotada e recomendada para iluminação pública, residencial, comercial e industrial. A iluminação das residências, dependendo do hábito de consumo familiar, pode representar cerca de 15% do consumo total de energia.
Para garantir o benefício, o cliente deve ir até endereço do posto de troca, munido do documento pessoal (com foto) e fatura de energia elétrica (conta de luz) para substituição das lâmpadas. É preciso estar com as contas em dia e ser cliente residencial (classificação).
“O projeto Eficiência Solidária visa contribuir efetivamente na redução do consumo de energia elétrica das famílias e, consequentemente, com o meio ambiente, a partir do uso mais eficiente e sustentável da energia. Além disso, vale destacar que as lâmpadas arrecadadas a partir da substituição são encaminhadas para o descarte ecologicamente correto”, destaca o gestor da EDP, Roberto Miranda.
O projeto está em sua sexta edição, iniciada no ano passado e com a passagem por 11 municípios do Alto Tietê e do Vale do Paraíba. De 2023 até agora foram mais de 29 mil lâmpadas trocadas, o que permitiria uma economia de energia suficiente para abastecer 420 residências por cerca de um ano. A iniciativa da EDP faz parte do programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).