A CCR NovaDutra apoia, por meio do Instituto CCR, o movimento Maio Amarelo, mobilização internacional pela preservação da vida no trânsito. Nesta semana, a Concessionária realiza a distribuição de 50 mil folhetos alusivos à campanha nas praças de pedágio da via Dutra. As ações programadas para a conscientização dos usuários e colaboradores durante o mês de maio contam também com a edição do Programa Estrada para a Saúde e a veiculação de dicas de segurança viária na programação da CCRFM 107,5 NovaDutra.
A distribuição dos folhetos acontece entre os dias 10 e 12 de maio. Na quarta (10), nas praças de pedágio de Arujá, no Alto Tietê, e na praça de Moreira César, no Vale do Paraíba. Na quinta (11), será na praça de Viúva Graça, no trecho do Rio de Janeiro e, na sexta-feira (12), a ação encerra nas praças de pedágio de Jacareí, no Vale do Paraíba, e em Itatiaia, no Rio de Janeiro.
O Maio Amarelo está presente em 18 países e conta com cerca de 500 entidades mobilizadas no Brasil, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A ação é alinhada com os objetivos do Grupo CCR e da CCR NovaDutra em garantir a segurança dos usuários e promover a redução do número de acidentes nas rodovias. Desde o início de suas operações, a companhia elabora e executa projetos para a diminuição de acidentes por meio de ações permanentes de educação no trânsito e da divulgação de informações para o usuário, chamando a atenção para a segurança viária.
Assim, o Grupo CCR obteve, de 2010 a 2016, uma redução de 18% no número de mortes em acidentes nas rodovias que administra, contribuindo para o alcance da meta global proposta pela ONU em 11 de maio de 2011, em sua Década de Ação para Segurança no Trânsito (período de 2011 a 2020).
O programa Caminhos para a Cidadania é um exemplo das ações educativas promovidas pela CCR. Criado em 2002, já levou conceitos de educação para o trânsito, cidadania e meio ambiente a mais de 2 milhões de alunos, de 4º e 5º anos do ensino fundamental de escolas públicas municipais nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Na via Dutra, mais de 1 milhão de alunos já passaram pelo programa, que tem como objetivo a formação cidadã do futuro motorista.
Outro programa de grande importância é o Estrada para a Saúde – realizado pelas concessionárias – que oferece acompanhamento contínuo e gratuito aos caminhoneiros, por meio de exames médicos, tratamento odontológico e outros serviços para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar. Como consequência, o programa, que também conta com a parceria da Mercedes-Benz, contribui para evitar acidentes.
Vale lembrar que o Grupo CCR também desenvolve diversas campanhas e atividades pela Semana Nacional de Trânsito e as unidades, em seu dia a dia, estão constantemente voltadas à prevenção e conscientização – exemplos de campanhas são as voltadas a motociclistas (alta e baixa cilindrada), as que despertam para a importância do uso do cinto de segurança, uso de cadeirinha para as crianças, uso das passarelas para a travessia de pedestres, as que alertam para os perigos do álcool x direção e da alta velocidade, entre outras.