Cidades

Concessionárias que administram rodovias de Guarulhos agora querem controle de Aeroporto

Leilão vem despertando interesse de grandes grupos que controlam estradas pelo país

O leilão do Aeroporto Internacional de Guarulhos vem despertando interesse de diversos grupos de investidores que pretendem administrar o maior aeroporto da América Latina. Entre eles, concessionárias que administram as principais rodovias do Estado e que cortam Guarulhos, deverão participar do processo licitatório visando controlar também o mais rentável aeroporto do país.

As concessionárias CCR (que administra a rodovia Presidente Dutra) a OHL (administradora da Fernão Dias), Ecovias (administradora da Ayrton Senna/Carvalho Pinto) e a Triunfo (única concessionária que não tem concessões no Estado) já anunciaram formalmente que estão estudando disputar os aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo.

A concessão dos aeroportos foi uma solução encontrada pelo Governo Federal para agilizar as obras nos aeroportos até a Copa do Mundo de Futebol em 2014. Solução que pode ser perigosa conforme opinião do coordenador municipal de Assuntos Aeroportuários e ex-superintendente da Infraero, Miguel Choueiri. "Basta vermos a situação das rodovias que estas cencessionárias administram.

O que acontece na Dutra todos os dias? O que acontece na Ayrton Senna em véspera de feriado?" questionou. "Nenhuma concessionária fez os investimentos necessários. Um exemplo é a Nova Dutra que demorou a fazer as obras da marginal da rodovia. E estão fazendo apenas um trecho, sendo que a nova pista tria de ir até Arujá", opinou Choueri.

Para o ex-superintendente da Infraero, a questão é mais do que melhoria na infraestrutura do aeroporto, o problema é má gestão. "Gostaria que a simples concessão resolvesse o problema. Acho uma discussão mal feita, mas uma decisão que já foi tomada (leilão). Não acho que as concessionárias irão mudar tanto o panorama atual como estão tentando passar através do leilão", disse. "O problema é muito mais de gestão do que de infraestrutura. O que adianta ter uma grande área de embarque se diversos vôos atrasam? Se vôos não atrasassem, não haveria acumulo de pessoas nos embarques", concluiu.

Leilão para concessão deve acontecer apenas em janeiro de 2012

O governo espera realizar o leilão para concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos (Campinas) e Brasília (DF) apenas em janeiro de 2012. A Secretaria de Aviação Civil (SAC) cumpriu o cronograma previsto, mas o aval do Tribunal de Contas da União (TCU) já apresenta atraso. A expectativa é que o TCU aprove o edital apenas no dia 7 de dezembro.

Se a previsão de o TCU aprovar a minuta do edital em dezembro for confirmada, o texto do edital poderá ser publicado. Com isso, as empresas interessadas poderão apresentar suas propostas e a largada para passar três dos principais aeroportos do País seria dada em meados de janeiro. O prazo mínimo entre a publicação do edital e o leilão é de 45 dias.

Apesar do atraso no leilão, anteriormente previsto para dezembro, os prazos para as empresas continuam os mesmos. "Os times deverão estar em campo de julho do ano que vem", disse uma fonte do setor, que preferiu manter o anonimato. As concessionárias terão 18 meses para construção e deverão entregar os aeroportos prontos até dezembro de 2013, seis meses antes da Copa do Mundo.

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