Cidades

Concluído, novo Pronto Socorro do Padre Bento aguarda médicos para abrir

Apesar da finalização das obras de melhorias e ampliação do Pronto Socorro do Hospital Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, o local permanece sem atendimentos enquanto aguarda processo de contratação de médicos que devem atender nas novas instalações. A informação foi enviada ao GuarulhosWeb pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. 
 
O pronto socorro para atendimentos de baixa complexidade, quando o paciente procura o local e pode ser encaminhado para outras unidades de saúde, está suspenso desde maio de 2014, quando as obras foram iniciadas. 
 
Logo após o fechamento da unidade, Guarulhos passou por uma epidemia de dengue, quando a Secretaria Municipal de Saúde decretou estado de alerta. Cerca de 25 mil pessoas foram infectadas com a doença e superlotavam hospitais a procura de atendimento. Com o fechamento do pronto socorro do Hospital Padre Bento, alguns pacientes foram obrigados a buscar atendimentos em unidades a mais de 16km de distância.
 
 Em abril deste ano, moradores da comunidade São Rafael que dependem do hospital em casos de enfermidade realizaram uma manifestação em frente ao hospital para exigir a abertura das portas. Apesar de uma comissão ser recebida pela direção do local, as portas permaneceram fechadas.
 
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, as obras de melhorias e ampliação da unidade terminaram em julho. O espaço agora oferece 32 novos leitos no Pronto Socorro, além de 20 leitos que foram realocados para a instalação de um pronto atendimento de baixa complexidade.
 
 Ainda segundo a pasta, “os atendimentos seguiram normalmente e nenhum paciente ficou desassistido durante todo o período de reforma do local”. 
 
Apesar de ter o PS pronto, a entrada principal do hospital segue fechada com tapumes de madeira, o que obriga os pacientes com exames e consultas marcadas a entrarem pelo estacionamento de funcionários. Durante a noite a entrada é feita pela avenida Leopoldo Cunha nos fundos da unidade. 
 

Posso ajudar?