Os representantes das 11 cidades que compõem o Consórcio dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) se reuniram na manhã desta terça-feira, dia 22, em Suzano
Eles discutiram ações desenvolvidas pelos Grupos de Trabalho (GTs) temáticos nas áreas de Proteção à Mulher, Resíduos Sólidos e Iluminação Pública. “Nossa reunião foi muito boa, pois tivemos a oportunidade de conhecer uma situação mais detalhada de todos esses temas que hoje preocupam os municípios do Alto Tietê”, disse o prefeito de Guarulhos e atual presidente do Condemat, Sebastião Almeida.
Almeida destacou a questão da Iluminação Pública, que a partir de 2015 terá os serviços de manutenção sob responsabilidade das prefeituras. “É um serviço que historicamente era feito pelas companhias de energia e os municípios não estão preparados para assumir esses serviços, porque não dispõem de equipamentos e caminhões”, afirmou Almeida.
Segundo o prefeito de Guarulhos, GT de Iluminação Pública foi criado para discutir alternativas, que incluem encontros com os departamentos jurídicos das prefeituras das 11 cidades da região. “Vamos discutir um modelo de edital que talvez possa ser utilizado como padrão para o Alto Tietê. Assim, poderemos avaliar se vamos fazer uma contratação exclusiva ou então uma medida que possa atingir todas as cidades que não tenham ainda uma solução para isso. Esse é um tema muito novo para as cidades”, disse Almeida.
Ele também ressaltou o trabalho desenvolvido pelo GT de Resíduos Sólidos, com preocupação para a adoção de medidas que estimulem a coleta seletiva e a logística reversa. “Essa é uma questão extremamente complicada, porque a cada dia o calendário aperta mais para as cidades encontrarem soluções. Estamos discutindo e pensando caminhos e alternativas que teremos de enfrentar a partir de 2015”, lembrou Almeida.
Outro tema discutido na reunião do Condemat girou em torno do GT de Políticas Públicas para as Mulheres, que a partir de setembro começará a implantar o projeto do “Ônibus Lilás”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Governo Federal. O veículo começará a rodar pela região no dia 5 de setembro, na cidade de Poá. Ele deve chegar a Guarulhos no início de dezembro, respeitando um rodízio firmado entre as cidades.
“É uma unidade móvel para combater a violência contra as mulheres. As cidades definirão os locais onde ele vai passar e vamos chamar as mulheres dessas localidades para discutir a questão, com abertura para que possam fazer queixas ou tirar dúvidas”, disse a secretária da Mulher de Poá, Simony Massa.
O Condemat é composto pelas cidades de Guarulhos, Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.