Cidades

Condemat e Senac Guarulhos formam primeira turma de guias de turismo

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Guarulhos Celestino e Faccini formam a primeira turma do curso técnico em Guia de Turismo da região. O evento de conclusão da capacitação, realizado nesta quinta-feira (10), no Pipa Hub, em Mogi das Cruzes, fomenta os esforços da região para expandir o setor e a parceria com o Senac, que ampliará o convênio com a oferta de pós-graduação e a formação de uma nova turma de bolsistas em 2025.

A área do Condemat conta com sete Municípios de Interesse Turístico (MITs) – Guararema, Igaratá, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Branca e Santa Isabel – e a Estância Turística de Salesópolis, o que reforça o potencial turístico do território. A parceria do consórcio e o Senac é um movimento importante para fortalecer o turismo, pois além da capacitação de excelência, a expectativa é que os 19 estudantes possam ser absorvidos para atuarem nos municípios da região.

“Enxergávamos a necessidade de ter guias de turismo da nossa região, pois boa parte dos profissionais que moram nas cidades trabalham em outros lugares, como São Paulo. Agora, temos guias que vão atuar em nosso território, conhecem nossas atrações e ajudarão a criar uma região cada vez mais turística”, destacou o membro da Câmara Técnica de Turismo do Condemat+, Édipo de Sousa Alves, Secretário Adjunto de Cultura e Turismo de Biritiba Mirim.

Ao longo de um ano os estudantes passaram por uma extensa programação que capacitou o grupo para criar roteiros e itinerários turísticos, intermediar a relação entre visitantes, comunidade e prestadores de serviços turísticos, assim como prestar informações turísticas no contexto local e regional. “Essa parceria entre o Senac e o Condemat+ é muito importante e já gera resultados para a região. Teremos muitas novidades que ainda virão”, acrescentou Leonardo Correa Puerta, Coordenador de Área do Senac Guarulhos.

Ao todo, a iniciativa contou com um investimento de R$ 1 milhão, por meio do programa Senac de gratuidade. Durante o curso, os alunos participaram de visitas técnicas em Salesópolis; Mogi das Cruzes; Santos; Paraty – Rio de Janeiro; e Foz do Iguaçu – Paraná.
No evento de encerramento os alunos apresentaram o Projeto Integrador, que se baseou na formatação de uma agência de turismo que entregasse dois roteiros para quatro cidades da região – Arujá, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Suzano -, trabalho que colocou em perspectiva tudo o que foi aprendido na capacitação.

O encontro reuniu secretários e coordenadores municipais de Turismo da região; o Sebrae Alto Tietê e Guarulhos; o Sincomércio; o Sesc Mogi das Cruzes; o Sindicato Rural de Mogi das Cruzes; o Convention Bureau do Alto Tietê; o Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Padre Dória; a Associação dos Empresários de Turismo Rural de Mogi das Cruzes e Região (Asdetur); os presidentes dos Conselhos Municipais de Turismo, além de empresários e atores do turismo regional.

Posso ajudar?