Uma conversa sobre as necessidades do mundo real e as possibilidades do mundo digital
Um debate sobre o mercado e tudo o que envolve o mundo dos influenciadores digitais (youtubers, blogueiros, profissionais que utilizam plataformas digitais para oferecer serviços e produzir) esse foi o tema do terceiro painel da III Convenção da Rede Mulheres que Decidem, realizado em agosto, no Teatro Gamaro, São Paulo.
Dessa mesa participaram o casal de atores Elam Lima e Carol Melhem, protagonistas do canal do YouTube Cuca de Pai Cachola de Mãe; Mariana Soares, coordenadora de comunicação do Grupo NZN, detentora de 12 sites – Baixaqui, TecMundo, Superdownloads e QuizPop, incluisive; Veronique Forat, sócia na plataforma digital morar.com.vc que junta pessoas por afinidades para morar sob o mesmo teto. O painel foi moderado por Talita Lombardi, blogueira do blog Startups Stars e youtuber do canal Menina Executiva.
Cuca de Pai Cachola de Mãe
https://www.youtube.com/watch?v=xHr0HEKBOrM
Como nos demais painéis cada debatedor tem uma história para contar. O casal de atores falou bastante da rotina da família e de como tudo se junta e mistura para elaboração dos vídeos, aliás, esse é o material para produção dos vídeos. Cada um deles falou sobre as dificuldades e delícias do trabalho em família, como a realização conjunta de cada vídeo desde o projeto até a divulgação, a separação de receitas e despesas, o que, na avaliação deles é fundamental par manter a saúde do negócio e da família. E o que foi bastante enfatizado é o que estabeleceram como missão do canal: mostrar aos pais e mães que não estão sozinhos nas experiências que passam com os seus pequenos. Embora tudo seja novo nas vidas dos novos pais, tudo é parte de um padrão natural de crescimento e estruturação de lares com crianças ainda pequenas.
Morar com você
Venonique Forat, ao falar da plataforma de moradia, chamou atenção do público. Ela abraçou esse projeto e fundou a empresa quando tinha 60 anos e já estava aposentada. Na ocasião, ponderou que ainda era cedo para ficar sem atividade remunerada, tendo em vista a expectativa de vida da mulher brasileira (79 anos podendo passar dos 80) e destemidamente investiu e investe no morar.com.vc
Ela enfatizou que a dedicação é total e isso a anima. “É um negócio que exige 100% de nós”, diz.
Essa dedicação é fundamental para que a plataforma cumpra o que promete, que é juntar pessoas por afinidade. Pensar em novas ferramentas tecnológicas que busquem pessoas dispostas a dividir moradia, filtrar e tabular informações sobre elas é trabalho que não tem hora para começar ou para terminar.
A plataforma trabalha com o conceito de compartilhamento de moradia que nasceu na Dinamarca nos anos 70 e foi desenvolvendo se espalhando. Hoje, está bastante difundido na Inglaterra, norte da Itália e da Espanha e nos países da América do Norte.
A proposta é proporcionar companhia e apoio entre os moradores, reduzir gastos, usar recursos de forma mais equilibrada, responsável e sustentável. É, sem dúvida, uma forma de evitar a solidão e de colocar a economia em prática efetivamente.
Games também para mulheres
Mariana Soares coordena a equipe de comunicação e imagem do grupo NZN, que tem 12 sites. Ela conta que ao assumir o cargo de coordenadora da área, observou que o quadro de funcionários era pouco democrático no quesito gênero principalmente na área de games – era predominantemente masculino, não havia abertura para inserção de mulheres e ela sabia que isso ocorria por uma questão cultural e não por falta de interesse ou condições das mulheres para trabalhar com tecnologia e games.
Ela começou a mudar isso na primeira oportunidade de contratação. “Mudei a redação do anúncio para que mulheres também participassem da seleção, recebemos vários currículos de mulheres e contratamos a primeira”, diz.
Mariana diz que ainda tem muito a fazer, mas afirma que a semente da equidade de gênero já está plantada no grupo e acredita que tem espaço para germinar.
A moderadora do painel, Talita Lombardi – escritora, blogueira e youtuber – anunciou no eventou que está lançando uma plataforma para reunir influencers.
Assista a um dos vídeos do canal da youtuber:
https://www.youtube.com/watch?v=ya_Z3wTuztA
_______________
Edna Pinson é jornalista com pós-graduação em Política e Relações Internacionais e especialização em Realidade Brasileira e Coolhunting Reconhecimento de Padrões e Estratégias. É criadora e editora de conteúdo do site de conteúdo feminino mulherreal.com