Em um voo da Emirates que partiu do Aeroporto de Guarulhos no sábado passado, estavam o prefeito Lucas Sanches e sua esposa Carol Sanches, rumo a Dubai, nos Emirados Árabes, na tão sonhada viagem de lua de mel. O casal havia sacramentado o matrimônio uma semana antes em uma festa realizada na praia de Toque-Toque no litoral norte de São Paulo. O moço que se gabava por ter apenas uma bicicletinha e uma caixa de som em suas recentes campanhas eleitorais agora alça voos muito mais altos.
Sonho dos novos ricos
Este tipo de casamento numa praia não é barato, tanto é assim que é um acontecimento comum somente entre noivos da classe média alta para cima. Desta forma, não é de se estranhar que a lua de mel também seja em um nível superior. Por isso, o destino Dubai, o sonho de consumo dos novos ricos atrai pessoas como Lucas Sanches, que há pouco tempo – em suas declarações de bens – demonstrava ser alguém de baixo poder aquisitivo. Mas com o breve período que tem na política, prosperou a ponto de hoje ostentar.
Dinheiro não é problema
Mas, ao que tudo indica, dinheiro não é problema para Lucas Sanches nos últimos anos. Afinal, suas redes sociais já receberam mais de R$ 3 milhões em impulsionamentos realizados por ele próprio e pelo PL (o partido azul e amarelo), desde 2020. Para se ter uma ideia de quanto dinheiro vai direto para a Meta, empresa dona do Instagram e do Facebook, foram R$ 768 mil investidos nestas redes somente nos últimos 90 dias. Ou seja, muito mais do que custa uma simples viagem para Dubai, não é?
Tô nem aí
Enquanto curte seus merecidos dias de lua de mel em Dubai, Lucas Sanches fica longe da crise que criou ao ocupar de forma contestada na Justiça o terreno da CDHU no Cecap para a realização do Guarulhos Fest Show, no aniversário de Guarulhos. Pelo menos três ações populares, movidas por diferentes grupos, já tramitam na Justiça com o objetivo de paralisar a obra e impedir a realização do evento. São peças muito robustas, que apresentam uma série de irregularidades por parte da Prefeitura e do próprio Lucas, que anunciou a festa com a promessa de “não gastar um centavo de dinheiro público”.
Sem recursos públicos?
Esta tese de não usar dinheiro público fica difícil de sustentar quando a própria Prefeitura se cala diante de questionamentos básicos. Quem está promovendo as obras no terreno da CDHU? Apesar de não haver respostas oficiais, dezenas de caminhões e máquinas que ostentam logomarcas da administração e de empresas prestadoras de serviço são vistos dia e noite na área.
O pintor maluco

Pegou muito mal junto à comunidade, principalmente entre as crianças, a pintura em azul PL (o partido de Lucas Sanches) nos muros da escola municipal Paulo Freire, acabando com os desenhos feitos pelos alunos e reproduzidos por artistas locais. Talvez ignorando completamente quem seja o patrono da unidade de ensino, o governo Lucas mais uma vez joga por terra qualquer noção de participação popular na educação das crianças.
Surpresa desagradável

Os muros foram pintados a partir de sexta-feira, no final de expediente, quando os alunos já não estavam mais na escola. Os trabalhos se estenderam no sábado e concluídos no domingo. Na segunda-feira pela manhã, quando chegaram de volta à escola, as crianças tiveram a triste surpresa de não ver mais seus desenhos nos muros. Nenhuma explicação oficial. É a gana pela perpetuação das cores do partido falando mais alto numa administração que demonstra não se importar com as pessoas.


