Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 apontaram que mais de 45 milhões de brasileiros declararam possuir algum tipo de deficiência, número que representa cerca de 25% da população do País.
Como proporcionar a acessibilidade desse público no segmento turístico de Guarulhos é uma das propostas da 13ª Conferência Municipal de Turismo, que acontece na próxima quarta-feira (30), a partir das 8 horas, na Faculdade Eniac (rua Força Pública, 89, Centro). A inscrição pode ser feita no link: http://eventos.guarulhos.sp.gov.br.
Guarulhos embarcando no turismo inclusivo é o tema do evento, que vai apresentar também as boas iniciativas na cidade nesse setor. A programação começa às 8 horas, com o credenciamento e o café da manhã. Programas, ações e as visões da acessibilidade na política e o Plano Nacional de Turismo (MTUR) serão apresentados por Rafaela Lehmann, coordenadora de Apoio à Comercialização, área responsável pelo Programa Turismo Acessível, do Ministério do Turismo.
Firmino Manoel, coordenador de Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de Guarulhos, debaterá, às 11 horas, com os presentes, a inclusão e acessibilidade no município. Marcos Vaz, um dos responsáveis pela criação do (software) Guarux, ganhador de vários prêmios pelo Brasil, apresentará, às 11h30, o sistema operacional desenvolvido pelo técnicos do Departamento de Informática e Telecomunicações da administração pública. Atualmente, o software é usado com grande sucesso nos Telecidadanias (Centros de Inclusão Digital, ou Telecentros, de Guarulhos). São 24 Telecidadanias que oferecem acesso grátis à internet, aulas de informática e hardware.
Presidente da Comissão de Acessibilidade do Estado de S.Paulo, o professor Edison Passafaro discutirá, às 13h30, as perspectivas, tendências e o desafio da acessibilidade nos próximos anos. Em uma mesa de debates, das 14h30 às 15h30, a população poderá opinar sobre os temas apresentados durante a atividade. Representantes da Faculdade Eniac levarão os presentes a refletir sobre a robótica como tecnologia para a inclusão social. A palestra acontece às 15h50. Os participantes receberão certificado ao final do evento. Mais informações poderão ser obtidas no Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico pelo telefone 2475-7926.