Acontece nesta sexta-feira, 1, às 18h, a abertura da 5ª Conferência Municipal de Saúde, cujos trabalhos se estendem até amanhã, no Teatro Adamastor Centro. Promovidas em todo o país com o objetivo de discutir o Sistema Único de Saúde (SUS), apresentar propostas e buscar alternativas para melhorar o atendimento à população, as conferências municipais funcionam como etapas preparatórias para as edições estadual (de 31 de agosto a 2 de setembro)e nacional (de 30 de novembro a 4 de dezembro).
"Todos usam o SUS! Patrimônio do Povo Brasileiro" é o tema da Conferência de Saúde em âmbito nacional. Em Guarulhos, o assunto será objeto da palestra de abertura, ministrada por Carlos Neder, médico formado pela USP e mestre em Saúde Pública pela Unicamp.
Os trabalhos serão retomados no sábado (2), quando os delegados eleitos na 4ª edição do Programa Saúde Participativa irão discutir as propostas apresentadas nas 16 plenárias, que foram reunidas em cinco subtemas: Redes de atenção; Promoção da saúde e outros setores da sociedade (intersetorialidade); Participação da comunidade e controle social; Gestão do trabalho e da educação em saúde; Relação público x privado e financiamento.