Saúde

Confira a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento do diabetes

Secretaria da Saúde de Guarulhos reforça importância do diagnóstico (Foto: Fábio Nunes Teixeira / PMG)
Secretaria da Saúde de Guarulhos reforça importância do diagnóstico (Foto: Fábio Nunes Teixeira / PMG)
Guarulhos reforça ações de prevenção e tratamento do diabetes, garante 100% de abastecimento de medicamentos e acompanha mais de 20 mil

No Dia Nacional do Diabetes, celebrado nesta sexta-feira (26), a Secretaria da Saúde reforçou a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo da doença na rede municipal de saúde.

Como resultado do fortalecimento da linha de cuidado voltada aos pacientes diabéticos, o município atingiu 100% de abastecimento dos medicamentos essenciais e insumos padronizados destinados ao tratamento da doença. A medida garante o fornecimento regular de itens fundamentais, como insulinas e fitas reagentes para monitoramento da glicemia, aos usuários atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Secretaria da Saúde, o avanço na assistência é resultado de um planejamento estratégico baseado no monitoramento dos dados da rede municipal. Somente no último ano, foram registrados mais de 126 mil atendimentos relacionados ao diabetes em Guarulhos.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil

O Programa de Automonitoramento Glicêmico acompanha atualmente mais de 20 mil pacientes insulinodependentes cadastrados, oferecendo suporte para o controle dos níveis de glicose e contribuindo para a prevenção de complicações graves da doença, como problemas cardiovasculares e renais.

Além do atendimento aos pacientes, a Prefeitura investe continuamente na capacitação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. A Secretaria promove simpósios e treinamentos voltados à atualização dos protocolos clínicos, aprimorando o manejo do pré-diabetes e das demais doenças crônicas não transmissíveis.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a população tem acesso ao acompanhamento preventivo e a exames importantes, como a hemoglobina glicada, utilizada para avaliar o controle da glicemia ao longo dos últimos meses.

A rede municipal também disponibiliza gratuitamente medicamentos como metformina, glibenclamida, gliclazida e as insulinas humanas NPH e Regular. A retirada pode ser feita nas farmácias municipais ou por meio do Programa Farmácia Popular, mediante apresentação de receita médica válida, documento de identificação e cartão do SUS.

A Secretaria da Saúde destaca que o diagnóstico precoce, aliado ao tratamento adequado, acompanhamento regular e mudanças nos hábitos de vida, é fundamental para controlar a doença e reduzir o risco de complicações.