Que o prefeito Sebastião Almeida (PT) tem folgada maioria entre os 34 vereadores e controla a Câmara Municipal, ninguém tem dúvidas. Dificilmente, para não dizer nunca, ele perde alguma votação de seu interesse no Legislativo.
Nesta quinta-feira, porém, pressionados pelos servidores públicos municipais, alguns vereadores da base governista até ensaiaram ir contra o chefe do Executivo. Uma das emendas que propunha 8,36% de reajuste imediatamente tinha a co-autoria de um petista, o sindicalista Maurício Brinquinho, e do pedetista Heleno Metalúrgico, que também tem sua base no sindicalismo.
Durante os debates, até o líder a bancada do PT, Marcelo Seminaldo, foi a favor da categoria. A colega de partido, Marisa de Sá, também subiu à Tribuna e fez um discurso em favor dos servidores.
Mas na hora do vamos ver, quando as emendas que propunham 2,36% a mais que os 6% propostos por Almeida e aprovados pela Câmara, a prática de alguns não foi condizente com os discursos.
Vários parlamentares que se mantiveram quietos durante toda a sessão somente se manifestaram por meio do voto. E o voto foi contra os servidores e a favor de Almeida, seguindo a cartilha do Paço Municipal. Apenas a vereadora petista, Eneide Lima, que foi vice-prefeita nas gestões de Elói Pietá, o prefeito que, durante vários anos, concedeu apenas 1% de reajuste ao funcionalismo, subiu à Tribuna para defender que os servidores deveriam ter apenas os 6% propostos por Almeida. Ela afirmou que o Legislativo não poderia criar uma despesa para o Município e que qualquer reajuste a mais que fosse aprovado poderia ser considerado inconstitucional.
Confira os nomes dos vereadores que votaram contra as emendas que propunham, em datas diferentes, reajuste de 2,36% a mais:
Pezão;
Daniel Soares;
Vitor da Farmácia;
Eduardo Barreto;
João Barbosa;
Laércio Pereira;
Novinho Brasil;
Pastor Anistaldo;
Samuel Vasconcelos;
Eneide Lima;
Professor Jesus;
Rogério dos Santos;
Toninho da Farmácia;
Verinha Souza
VOTARAM A FAVOR DO REAJUSTE MAIOR PARA OS SERVIDORES
Dr. Alexandre Dentista
Edmilson Americano
Geraldo Celestino
Gilvan Passos
Guti
Heleno Metalúrgico
Marcelo Seminaldo
Maurício Brinquinho
Paulo Sérgio
Marisa de Sá
Rômulo Ornellas
Tico Emerson
Toninho Magalhães
VEREADORES AUSENTES DA VOTAÇÃO
Dona Maria;
Laércio Sandes
Elmer Japonês
Luiz Matogrosso
Ramos da Padaria;
Romildo Santos
Serjão Inovação