O GuarulhosWeb traz aqui a transcrição do debate realizado na tarde desta quarta-feira, entre os candidatos a prefeito de Guarulhos, Eli Corrêa Filho (DEM) e Guti (PSB), que foi ao ar às 15h.
Confira a segunda parte:
Guti – O senhor usa a replica para atacar. Como foi construído plano de governo
Eli – Foi construído junto com o povo. Foi se sensibilizando e conhecendo cada canto daquele kugar que foi abandonado e esquecido pelo poder público e não das pessoas técnicas. Foi construído basicamente pela população priorizando a vida na saúde, educação das nossas crianças, a limitação escolar que não é levada a séria. No detalhe, olho no olho e erespeitando o cidadão. Teve todo suporte técnico, mas o tópico foi meu. Merece o mínimo de voz e só falta a vez.
Guti – O senhor está mentindo. Quase 40 páginas foram cópias de um anuário da agenda. O senhor não discutiu seu plano de governo. A gente tem que construir com a sociedade. É cópia literal do anuário da AGENDE. O nosso plano de governo foi constituído com a sociedade e antes de falar em novas construções precisamos colocar para funcionar a quilo que temos. Temos duas UPAS que precisam estar funcionando. Nós queremos realmente trazer 105 médicos e 200 para fazer funcionar.
Eli – Guarulhos passa por uma situação delicada. Talvez pela imaturidade não saiba como foi construída. Não podemos vender fumaça.
Guti. O congelamento é plenamente factr´vel como Santana de Parnaíba congelou. Guarulhos aumentou quase 2000%. No Pimentas que mais de 1000% aumentou. O impacto será mais ou menos de R$ 3 milhões de reais e vou executar a dívida com grandes devedores. O senhor deve conhecer alguns desses. Não podemos sacrificar as pessoas que lutam e vamos cobrar daqueles que devem e podem pagar. E com esses recursos desses latifundiários vamos subsidiar.
Eli – Santana de Parnaíba não tem nada a ver com Guarulhos. Prefeito abrir mão de impostos e estar a beira da irresponsabilidade. Está previsto o aumento de 10,5% do IPTU. Nós precisamos de receita. Congelar o IPTU num momento de crise que a gente passa. A população precisa ficar atenta. Eu sou responsável e faria uma revisão de valores.
Guti – Congelaremos sim o valor do IPTU. A gente sabe como fazer. O senhor afirmou que não está respondendo nenhuma ação.
Eli – Eu reafirmo não estou respondendo nada e tenho a clareza de que o meu passado dignifica. Fui atacado do começo ao fim com atitudes levianas. As pessoas estavam ao meu lado. Sendo julgado jamais. Tenho cinco mandatos como deputado. Eu tenho uma vida que me orgulho demais.
Guti – Está respondendo sim. Estou preocupado com o eleitor e é possível que os seus votos não sejam válidos. Isso é fato. Novamente o senhor vem com os mesmos ataques. Estou perguntando sobre o futuro de Guarulhos e quero praticar a nova política. As nossas finanças estão arrebentadas. Temos que reduzir, se não tem como administrar esta cidade. Aquele que aumenta o imposto é incompetente para administrar.
Eli – Minha mulher não responde nada. Nossos votos serão validados por que não existe nada. Qual é a definição de forasteiro?
Guti – Sabe que pratico a nova política. Mostre provas que eu lhe ataquei. Dúvido que o senhor tenha algo que lhe ataquei. Eu quero falar de propostas para Guarulhos. Eles querem saber como vamos resgatar a cidade de Guarulhos. O senhor insiste em me atacar. Eu nunca lhe chamei de forasteiro e uma ação diz que o senhor chegou a pouco tempo na cidade. Não me recorda da minha vida fora de Guarulhos. Eu sou guarulhense sim.
Eli – Lembrando que a maioria dos guarulhenses vieram de fora. Aliás, quando fala que sou de fora, quando uns 10 anos atrás tinha o meu escritório o senhor estava ao meu lado e aprendeu comigo a mostrar a realidade. Lembrando que recebi o título de cidadão guarulhense por trazer benefícios em troca de nada. Fui o que mais enviou recursos para a cidade de Guarulhos.