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Confira quais são as 50 empresas com mais reclamações no Procon Guarulhos em 2023

O Procon Guarulhos divulgou nesta quinta-feira (14) o ranking das 50 empresas mais reclamadas na cidade em 2023. Bradesco, Sabesp e EDP lideram a lista negativa.

Segundo o órgão, no ano passado 9.980 processos foram abertos em desfavor dos fornecedores que desrespeitaram o direito dos consumidores, sendo que nos primeiros lugares encontram-se empresas do segmento financeiro, seguidas das que fornecem serviços essenciais como gás, energia elétrica e água.

Já o índice de solução das queixas no Procon chegou a 92,80%.

“A divulgação e a transparência do ranking são importantes para os consumidores, pois facilitam a comparação entre empresas, ajudando-os a identificarem aquelas que melhor atendem às suas necessidades. Por outro lado, aumentam a conscientização e a responsabilidade das empresas para a melhoria de seus serviços e o atendimento aos consumidores com a qualidade que merecem”, afirmou a coordenadora do Procon Guarulhos, Vera Tulher.

A gestora destacou a importância das reclamações realizadas. “É por meio delas que tomamos conhecimento das irregularidades praticadas pelas empresas e, assim, podemos seguir com as providências administrativas e dar voz à população com a divulgação deste ranking”, disse Vera.

Confira as empresas com mais reclamações em 2023

1 BANCO BRADESCO S.A. / 598 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 57,69%

2 CIA DE SANEAMENTO BASICO DO ESTADO DE SAO PAULO SABESP/ 526 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 77,57%

3 EDP SAO PAULO DISTRIBUICAO DE ENERGIA S.A. / 420 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 63,57%

4 CLARO S.A. 388 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 89,43%

5 TELEFONICA BRASIL S/A 327 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 87,77%

6 TIM S.A. 264 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 92,80%

7 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 261 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 64,37%

8 VIA VAREJO S/A 249 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 80,72%

9 BANCO BMG S/A 236 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 53,39%

10 BANCO BRADESCARD S.A. 217 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 68,20%

11 BANCO SANTANDER (BRASIL) S/A 212 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 57,55%

12 BANCO ITAU BBA S.A. 210 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 63,33%

13 BANCO PAN S.A 206 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 50,97%

14 SERASA S/A 162 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 76,54%

15 PERNAMBUCANAS FINANCIADORA 156 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 78,85%

16 MAGAZINE LUIZA S.A. 156 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 80,13%

17 BANCO DO BRASIL S.A. 150 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 72,00%

18 BANCO ITAUCARD S.A. 148 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 61,49%

19 BANCO CSF S.A. 130 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 76,15%

20 NU PAGAMENTOS S.A. 125 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 52,80%

21 SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA. 116 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 44,83%

22 CREDZ ADMINISTRADORA DE CARTOES S/A 108 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 75,00%

23 ITAÚ UNIBANCO S.A. 108 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 50,93%

24 MERCADO PAGO.COM REPRESENTAÇÕES LTDA. 103 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 67,96%

25 LUIZACRED S.A S.C. CRED. FIN. INV 95 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 74,74%

26 BANCO DAYCOVAL S/A 90 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 67,78%

27 BANCO AGIBANK S.A. 85 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 36,47%

28 BANCO MERCANTIL DO BRASIL S/A 82 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 63,41%

29 FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITORIOS MULTSEGMENTOS NPL IPANEMA VI – 82 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 79,27%

30 BANCO ITAUBANK S.A 81 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 55,56%

31 MERCADO LIVRE.COM ATIVIDADES DE INTERNET LTDA. 76 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 73,68%

32 CRED-SYSTEM ADMINISTRADORA DE CARTÕES DE CRÉDITO LTDA 74 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 71,62%

33 PAGSEGURO INTERNET S.A. 73 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 42,47%

34 BRASIL CARD ADMINISTRADORA DE CARTÃO DE CRÉDITO LTDA 69 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 60,87%

35 123 VIAGENS E TURISMO LTDA. 62 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 35,48%

36 APPMAX PLATAFORMA DE VENDAS LTDA 62 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 85,48%

37 ANHANGUERA EDUCACIONAL PARTICIPACOES S/A 61 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 54,10%

38 ZURICH MINAS BRASIL SEGUROS S/A 60 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 63,33%

39 PAULISTA – SERVIÇOS DE RECEBIMENTOS E PAGAMENTOS LTDA 58 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 86,21%

40 BANCO C6 S.A 53 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 50,94%

41 NOTRE DAME INTERMEDICA SAUDE S.A. 53 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 75,47%

42 BV FINANCEIRA S.A – CFI 49 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 53,06%

43 J. MACEDO ELETRONICA LTDA 49 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 32,65%

44 HURB TECHNOLOGIES S.A 49 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 20,41%

45 BANCO C6 CONSIGNADO S.A. (BANCO FICSA S/A) 48 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 47,92%

46 RECOVERY DO BRASIL CONSULTORIA S.A. 47 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 68,09%

47 BANCO SAFRA S/A 46 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 54,35%

48 COMPANHIA DE GÁS DE SÃO PAULO 46 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 60,87%

49 CARREFOUR COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA 44 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 81,82%

50 PORTOSEG S/A – CREDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO 43 RECLAMAÇÕES – ÍNDICE DE SOLUÇÃO: 58,14%

Conquistas

O Dia do Consumidor, de acordo com a coordenadora, é uma data especial não apenas por comemorar os avanços da legislação consumerista, mas por lembrar que o consumidor deve ser sempre respeitado e precisa conhecer os direitos que a lei lhe garante.

Entre as inúmeras conquistas obtidas pelos consumidores e reconhecidas por lei, destacam-se os direitos de: receber notificação prévia por negativação no SPC/Serasa; ter a opção de pagar ou não a gorjeta; receber a cópia do seu contrato; arrepender-se da compra realizada; cancelar o pacote de TV e internet sem multa; ser atendido em urgência e emergência pelo plano de saúde, entre outros.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor pondera que a velocidade do mercado digital com o advento da inteligência virtual é algo que todos os órgãos de defesa do consumidor (Procons) devem acompanhar de perto, à medida que cresceram substancialmente os golpes com esta modalidade tecnológica, nos quais os fraudadores reproduzem fielmente a imagem e a voz de pessoas conhecidas.

Canais de atendimento

O Procon Guarulhos atende pelo site procon.guarulhos.sp.gov.br e pelo Disque-Denúncia 151.
De forma presencial, o atendimento à população é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nos seguintes endereços:
Procon Central: rua Sete de Setembro, 164, Centro
Procon São João: rua Mesquita, 161, Jardim São João. Telefone: 2408-4315
Procon Pimentas: estrada do Capão Bonito, 53, Conjunto Marcos Freire (prédio do CIC). Telefone: (11) 3202-1312

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