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Conforto térmico no ambiente de trabalho é essencial para a produtividade

O que é necessário para nos sentirmos confortáveis no espaço de trabalho? Primeiramente, podemos citar os colegas. Uma boa convivência com as pessoas que trabalham com você é essencial para que as coisas fluam em um bom ritmo. Em seguida, as condições do ambiente. Salas sujas, quentes e barulhentas são altamente prejudiciais ao desempenho.
 
Deve ser preocupação das empresas oferecer locais de trabalho com excelentes condições a seus funcionários. Limpeza regular, instrumentos novos e bem conservados para realização das tarefas, além de uma temperatura agradável são alguns itens importantes.
 
O ar-condicionado é fundamental para proporcionar um ambiente mais agradável
 
Ao contrário do que podem imaginar alguns empresários, proporcionar um local de trabalho refrigerado e em boas condições climáticas a seus funcionários não é somente bom senso, mas também está presente na lei. De acordo com o parágrafo 176 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, os ambientes de trabalho de uma empresa e/ou organização devem ter ventilação natural, sempre compatível com o serviço realizado. E se isso não for suficiente, dá-se por obrigatória a presença de ventilação artificial para que sejam preenchidas as condições de conforto térmico do trabalhador.
 
Fica evidente que conforto térmico é essencial para que o funcionário consiga desempenhar suas funções com qualidade, tranquilidade e eficiência. E, caso isso não esteja sendo respeitado, é preciso conscientizar o empregador.
 
Benefícios
 
Ter à disposição esse aparelho no ambiente de trabalho apresenta diversos benefícios:
 
● Conforto: para que os funcionários trabalhem com mais eficiência e bem-estar, o clima deve estar refrescado, sem calor ou frio. A possibilidade de poder ajustar a temperatura é um ponto-chave: se estiver muito sol, pode ser colocada uma temperatura menor; se o dia estiver frio, pode-se deixar a sala mais aquecida. Sendo assim, não haverá problemas nem desculpas quanto ao conforto do recinto.
 
● Produtividade: algumas pessoas podem achar não há relação, mas ter um condicionador de ar no espaço de trabalho influencia a produtividade dos funcionários. E isso é comprovado por pesquisas e estudos científicos. Mas, para que realmente traga benefícios, é preciso que o aparelho esteja em bom estado de limpeza, que sejam feitas manutenções regularmente e que não aconteçam exageros. Saber quem vai “controlar” a temperatura é importante para que fique do agrado de todos.
 
● Saúde: diversos problemas de saúde podem ser evitados. O ar ambiente ficará limpo por mais tempo, evitando poluição e a proliferação de fungos e bactérias que provocam alergia, rinite, asma e outras doenças respiratórias.
 
● Custo/benefício: é fato que o investimento não será baixo, até porque é preciso ter aparelhos de boa qualidade. Mas é necessário pensar e analisar o custo/benefício. O ar-condicionado sairá muito mais em conta do que comprar outros aparelhos como ventiladores, que não deixarão o clima confortável e tendem a quebrar com mais facilidade.
 

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