Economia

Congelado há 3 anos, IPTU de Guarulhos tem maior desconto à vista entre grandes cidades da RMSP

Pesquisa realizada pelo GuarulhosWeb mostra que Guarulhos é a única cidade dentre as maiores da Região Metropolitana que tem mantido o valor do IPTU congelado desde 2017

Pesquisa realizada pelo GuarulhosWeb mostra que Guarulhos é a única cidade dentre as maiores da Região Metropolitana que tem mantido o valor do IPTU congelado desde 2017. Além disso, o estudo aponta que, ao lado de Diadema e Santo André, o município se destaca oferecendo aos moradores a maior porcentagem de desconto para pagamento do tributo à vista.

O levantamento revela que cidades do Alto Tietê, como Suzano e Mogi das Cruzes, foram as que mais pesaram o bolso do cidadão na hora de emitir do carnê nos últimos três anos. Em 2018, por exemplo, Mogi das Cruzes implantou acréscimos de até 10%, enquanto Suzano imprimiu aumentos de até 27% nos prédios residenciais.

Em São Paulo, após um anúncio de reajuste de 3,5% em 2019, cerca de 90 mil moradores receberam o IPTU com acréscimos que chegaram a 50%. Na época o prefeito Bruno Covas (PSDB) justificou que a aplicação de novos valores foi a maneira que a administração encontrou para corrigir um erro cometido na cobrança referente aos anos anteriores. Há nova promessa de aumento de 3,5% para o imposto de 2020, com opção de desconto de 3% para pagamentos à vista, o menor entre as cidades pesquisadas pelo GuarulhosWeb.

No ABC, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema têm seguido o mesmo valor de correção, baseado nos índices do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A variação muda para o pagamento em única parcela. Enquanto Diadema e Santo André oferecem um alívio de 10%, a vizinha São Bernardo desconta 5% do valor cheio do imposto predial anual.

Guarulhos tem adotado a prática de não aumentar o valor do IPTU desde 2017. Em 2013, sob gestão do ex-prefeito Almeida, houve polêmica quando os acréscimos chegaram a 2000% em algumas residências da cidade.

Ao anunciar o congelamento pelo terceiro ano consecutivo, em 10 de dezembro, o prefeito Guti comemorou a medida e avaliou que o modelo de cobrança adotado ajuda o munícipe a se planejar financeiramente. “Manter esse projeto por três anos demonstra como batalhamos pelo resgate da capacidade do município. Se podemos ajudar o munícipe a planejar seus débitos com a cidade é porque houve responsabilidade financeira da administração pública. Guarulhos tem um futuro econômico promissor”, afirmou na ocasião.

O prazo para o pagamento à vista do IPTU em Guarulhos – e a garantia do desconto – foi prorrogado para o dia 7 de fevereiro.

Posso ajudar?