Cidades

Congestionamentos no Jardim Gracinda prejudicam moradores

A população reclama que após as mudanças no fluxo da avenida Salgado Filho, a região que é residencial agora tem movimentação de ônibus, peruas, carros, motos e caminhões

Os moradores da rua Dom João Batista Gonzaga, no Jardim Gracinda, região da Vila Rio, têm passado por transtornos por conta do aumento de fluxo de carros na via. A população afirma que o trânsito ficou ruim depois da mudança de fluxo na avenida Salgado Filho, nas proximidades do Colégio Militar.

A comerciante Frassinette de Melo Mendes Penteado, 52 anos, mora na rua Dom João e está indignada com os congestionamentos no trecho. "Entre 18 e 21 horas fica praticamente impossível transitar. Chego levar até 20 minutos pra conseguir entrar na garagem de casa", contestou Frassinette.

A região, que é residencial, agora conta com grande movimentação não só de veículos, como de ônibus, lotações, motos e caminhões. Frassinette diz que, por causa do trânsito, os motoqueiros sobem na calçada para fugir do congestionamento, o que põe os pedestres em riscos. "Depois do aumento do fluxo de carros na rua, duas janelas da minha casa já trincaram e quando passam os veículos mais pesados, as portas e janelas estremecem", explicou a moradora, que ainda frisa, "a Prefeitura planejou muito mal as mudanças viárias, agora sofremos as consequências".

Outra moradora, a dona de casa Inês dos Santos Campos de Assis, 39, diz que o trecho ficou também mais perigoso. "A travessia da rua ficou mais difícil, minha mãe, inclusive, foi atropelada recentemente nesta via", contou. A vendedora Leandra Mendes Nascimento Costa, 27, diz que comumente ocorrem acidentes com veículos no local.

Questionada, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (STT), não informou se há planos para melhorias no sistema viário da região da Vila Rio.

Comércio – Em contrapartida, com as mudanças viárias e o aumento da movimentação de veículos na rua Dom João Batista Gonzaga, o comércio na região teve reflexos positivos. A comerciante Patrícia Xavier dos Reis Silva, 32, comenta que com grande movimentação a via, diversos clientes mencionam que estavam de passagem e se interessaram pelos produtos de sua loja, voltando para compras. "Os moradores reclamam pelo barulho, mas para o comércio é favorável, já que um número maior de pessoas passa e observa os produtos", disse Patrícia.

Alternativas – Os guarulhenses que conhecem alternativas para o trânsito intenso em partes da cidade podem escrever para a nova seção do Guarulhosweb, pelo e-mail [email protected], compartilhando suas sugestões.

Posso ajudar?