Política

CONGRESSO – Carlos Roberto convoca presidente do BNDES para explicar desvios de finalidade

A convite do deputado Carlos Roberto, presidente do BNDES irá à Câmara explicar desvios de finalidade do banco

O deputado federal Carlos Roberto (PSDB-SP) receberá nos próximos dias o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, na Câmara, para explicar aos parlamentares um possível desvio de finalidade da instituição.

O convite ao presidente do BNDES, feito por Carlos Roberto, foi aprovado na manhã desta quarta-feira, dia 20, durante sessão da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. "A presença do Luciano Coutinho, bem como seus esclarecimentos, certamente contribuirá para maior transparência na atividade de fomento econômico do banco às empresas brasileiras. Espero que ele prestigie essa Casa e compareça na data prevista", comentou o deputado.

De acordo com Carlos Roberto, a perda do foco do BNDES vem causando grande diminuição dos ganhos financeiros e prejudicando a concorrência entre as empresas brasileiras. "O desvio de finalidade do BNDES se dá a partir do momento em que um banco público de fomento deixa de priorizar financiamentos a setores chaves da economia para os quais não exista a possibilidade de crédito privado, realidade muito diferente da que assistimos hoje", afirmou.

Para Carlos Roberto, o investimento em projetos de inovação tecnológica, como forma de fomento a atividade industrial, em baixa nos dias de hoje, deixou de ser prioridade para a instituição. "Precisamos saber quais são os critérios para o investimento em grandes grupos privados e de que forma é feita a análise de risco para tais aportes financeiros", comentou Carlos Roberto.
A data do convite deve ser anunciada nos próximos dias pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.